No final do ano, milhares de pessoas partem rumo às praias do litoral e da Costa Doce do Estado para aproveitar o feriado. De acordo com o Departamento de Economia e Estatística (DEE), usando dados de 2018, cidades como Capão da Canoa, Imbé, Xangri-lá e Cidreira tem aumento de mais de 100% no número de moradores no período de veraneio.
Esse cenário aumenta a demanda por energia elétrica. A CEEE, empresa responsável pelo Litoral Norte e pelas praias da Costa Doce, afirma que reforçará as equipes e a estrutura para que não falte luz. De acordo com o diretor de Distribuição da empresa, Giovani Francisco da Silva, foram investidos R$ 25 milhões de janeiro a dezembro no litoral e R$ 10 milhões na Costa Doce. A verba foi aplicada principalmente na aquisição de redes, chaves, religadores e outros equipamentos necessários. Comparado a 2018, segundo Giovani, o investimento foi 16,5% maior.
— A gente faz um planejamento ano a ano. Ficamos o inverno todo fazendo manutenções preventivas e colocando novos alimentadores — conta o diretor.
Em 2019, 900 profissionais foram mobilizados para ajudar na Operação Verão. O foco, além do litoral e da Costa Doce, é em Porto Alegre, onde há um centro de operações que monitora a situação em tempo real, 24 horas por dia.
O trabalho reforçado não garante, entretanto, que não haverá falta de luz.
— Há situações inevitáveis. Como existe uma população muito grande, há colisão de veículo em poste, foguete na rede. Isso nós não temos como controlar — relata Silva
Em caso de falta de luz, a CEEE orienta os moradores a ligarem para 0800 721 2333. O SMS também é uma opção. O cliente poderá mandar uma mensagem para 27307 com a palavra LUZ e o número da instalação.