A Quarta-feira de Cinzas (6) deve ter trânsito forte nas estradas de volta do Litoral Norte gaúcho rumo a Porto Alegre. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima que, no mínimo, 40 mil carros passem pela freeway ao longo do dia. O pior horário será o da manhã: a previsão é de que o movimento seja intenso a partir das 6h. O pior horário, com mais engarrafamento, deve ser entre as 9h e as 12h — reflexo dos viajantes que voltarão ao trabalho antes do meio-dia. Somente na terça-feira, mais de 70 mil veículos regressaram do Litoral Norte rumo a Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra.
A recomendação da PRF é de que, se possível, o motorista pegue as estradas no turno da tarde para evitar o alto movimento. Caso contrário, há duas opções no lugar da freeway que, apesar de não estarem livres de congestionamento, podem oferecer saídas menos movimentadas: a RS-030 por Gravataí e a RS-040, entre Balneário Pinhal e Viamão.
Motoristas devem prestar atenção ao túnel de acesso da BR-101 para quem vem do Litoral Norte. Na terça-feira (5), o local teve transtornos em função do trânsito de quem vinha de Torres e de Santa Catarina. Vale prestar atenção à sinalização à autorização ou não para o uso de acostamento. Na terça, devido à chuva, o uso foi proibido. Caso o tempo ruim permaneça hoje, a previsão é de que o mesmo ocorra.