Os termômetros de Florianópolis, em Santa Catarina, registraram um dado histórico na tarde desta quinta-feira (3), quando atingiram 39,7°C, por volta das 15h. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, da Central NSC de Meteorologia, essa foi a maior temperatura dentre todos os registros históricos da cidade.
— Eu liguei no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e confirmei essa informação com eles. Em nenhum outro mês do ano houve essa temperatura.
Segundo Puchalski, os registros mais antigos da cidade datam de 1921. Desde então, a mais alta registrada havia sido em 7 de dezembro de 2012: 38,7°C
Além de Florianópolis, outras cidades também tiveram temperaturas altas. Em Blumenau, os termômetros atingiram 40,9°C e Joinville atingiu 39,3°C. Na Grande Florianópolis, as cidades de São José, Antônio Carlos e Águas Mornas também tiveram temperaturas acima dos 38ºC.
Aproximação de frente fria aumenta temperatura
A chegada de uma frente fria à região Sul do Brasil fez os termômetros dispararem para cima nesta quinta-feira em Santa Catarina. Apesar de a frase parecer sem sentido, é assim mesmo que funciona. Segundo Puchalski, quando essas massas de ar se aproximam, elas acabam reforçando a situação pré-existente na área.
Até esta quinta-feira, os Estados do Sul estão sob a influência de uma massa de ar quente. Essa é uma das ondas de calor previstas para o verão deste ano.
— Não é anormal. Em alguns anos fica mais forte, em outros menos. É uma característica da estação — diz Puchalski.