O Corpo de Bombeiros projeta iniciar a Operação Verão no próximo sábado (15), com efetivo de aproximadamente 730 guarda-vidas no litoral gaúcho e em águas internas. O número só deve aumentar a partir do final mês com o ingresso dos guarda-vidas civis, que atualmente estão em treinamento.
Conforme o subcomandante-geral dos Bombeiros, coronel César Eduardo Bonfanti, mesmo com o efetivo reduzido no início da operação, todas as praias serão cobertas com agentes.
— Pode ser que algumas guaritas não tenham, mas todas as praias serão monitoradas — afirmou o oficial.
Além dos 380 bombeiros e outros 350 policiais militares que já estão garantidos, a corporação aguarda a formação de outros 349 civis. Se todos concluírem o curso de formação, o efetivo de 2019 deve ser um pouco maior que o empregado no último veraneio, que foi de 1.024.
A previsão é de que, no feriadão de Natal, os civis comecem a atuar como estágio de formação. A partir do dia 28, os que passarem no curso estão aptos para atuação efetiva.
Além disso, 20 quadriciclos serão usados no Litoral para facilitar o deslocamento dos guarda-vidas na areia. Também há previsão da aquisição de 15 motos aquáticas.