Mesmo com as dificuldades financeiras do Estado, o Corpo de Bombeiros projeta manter ou até mesmo aumentar o efetivo de guarda-vidas mobilizado para a Operação Verão 2019, que será lançada em 15 de dezembro. Na última temporada, 1.024 guarda-vidas foram utilizados no litoral gaúcho e em águas internas que são monitoradas.
Conforme o subcomandante-geral dos Bombeiros, coronel César Eduardo Bonfanti, cerca de 380 bombeiros militares estão em treinamento para começar a atuar na segunda quinzena de dezembro. Outros 350 agentes da Brigada Militar também devem reforçar o contingente.
Para completar o efetivo, está em andamento a contratação de guarda-vidas civis. Neste ano, o salário de R$ 3,8 mil atraiu o maior número de candidatos desde o início da operação, com 3,7 mil inscritos. Desses, 600 estão realizando exames médicos e devem realizar o teste em água na próxima semana. Depois disso, os aprovados iniciam o curso de formação.
— Se nós habilitarmos 300 a 400, nós vamos ficar com número aproximado do que tivemos ano passado, um pouco mais, o que representa uma operação do mesmo nível do ano anterior — projeta Bonfanti.
No entanto, os atrasos de salários e até mesmo pagamento de diárias por parte do Executivo estão preocupando os guarda-vidas. Presidente da Associação dos Salva-Vidas Militares, Fábio Spohn reclama que os 150 servidores que já estão atuando não recebem diárias desde 20 de outubro. O valor de R$ 122,99 é usado para custear despesas como estadia e alimentação.
— Como o pessoal é nosso conhecido, estamos fazendo acordo de cavalheiros com os donos de pousadas e vamos pagar depois. Com a alimentação, não tem como, então, a maioria está trabalhando com cartão de crédito ou usando o limite no banco — explicou Spohn, que não descarta que as dificuldades financeiras possam impedir a continuidade dos militares no Litoral.
Procurada por GaúchaZH, a Associação dos Salva-vidas civis preferiu não se manifestar sobre questões financeiras, já que os associados ainda estão em processo seletivo.
O subcomandante-geral dos Bombeiros confirma os atrasos, mas afirma que o valor está empenhado para pagamento. A Secretaria Estadual da Fazenda prometeu divulgar na quarta-feira (28) quando serão pagas as diárias.