Junto ao balanço do segundo mês da Operação Verão desta temporada, feito na manhã desta quinta-feira (8) em coletiva de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP) no calçadão de Capão da Canoa, foram entregues para uso do Corpo de Bombeiros dez quadriciclos motorizados, de 560 cilindradas. Os guarda-vidas à beira-mar já devem começar a usar os veículos nesta sexta-feira (9).
Os quadriciclos, de cor vermelho-escura e preta, custaram, ao todo, R$ 286 mil e serão usados, durante a Operação Verão, para auxiliar em resgates nas praias onde as guaritas são distantes entre si. Após o veraneio, os veículos ficarão à disposição do Corpo de Bombeiros em todo o Estado para combate a fogo, transporte de macas e acesso a locais de difícil acesso.
Questionado sobre a entrega apenas em fevereiro, quase no fim do veraneio, o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, culpa a burocracia.
— Na área privada, você vai lá e compra. Na área pública, qualquer compra é muito lenta. Às vezes há dificuldades adicionais. Infelizmente, só agora conseguimos trazer ao Litoral. Mas eles servirão nos próximos anos e nossa ideia é comprar, para o ano que vem, jet-ski de forma a qualificar o trabalho do Corpo de Bombeiros, não só no Litoral, mas em todo o Rio Grande do Sul — diz.