A saída para o feriadão de Carnaval movimentou um total de 154 mil veículos pela freeway, durante dois dias, no deslocamento ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foram 70 mil carros na sexta-feira (9) e outros 84 mil no sábado (10). A previsão da Concepa era de 155 mil.
Motoristas enfrentaram congestionamentos na sexta a partir da metade da tarde. O fluxo só normalizou no começo da madrugada de sábado.
Já o sábado foi o dia de maior movimento na freeway na saída para o Carnaval. Os engarrafamentos começaram às 5h30 da manhã e o fluxo na rodovia só normalizou por volta das 19h. Foram quase 14 horas de lentidão ininterruptas, concentradas no trecho entre Gravataí, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha.
Acidentes graves não foram registrados na freeway ao longo dos dois dias. O acostamento entre Gravataí e Glorinha foi usado para tráfego nos dois dias de movimento.
A RS-040 também registrou alta movimentação na saída para o Carnaval. Os pontos críticos enfrentados pelos motoristas foram no trevo com a RS-118, em Viamão, e no trecho de pista simples, em Águas Claras.
Nas rodovias do Litoral Norte, a movimentação fluiu bem no deslocamento entre as praias. Os problemas no trânsito ficaram concentrados na sexta-feira na Estrada do Mar, que chegou a ficar totalmente bloqueada por duas vezes após a queda de um eucalipto em Capão da Canoa e um acidente no trecho de Osório.
O desvio que é feito pelo Daer para evitar filas no acesso a Capão da Canoa e Xangri-Lá na RS-407, no entroncamento com a Estrada do Mar, foi implantado nos horários de maior movimento de chegada às praias, o que evitou congestionamentos.
As expectativas de fluxo para o retorno do feriadão serão divulgadas pela Concepa até segunda-feira (12). O movimento ficará concentrado entre a tarde de terça-feira (13) e a quarta-feira de Cinzas, pela manhã.