Os praianos que aguentaram a cor marrom do mar gaúcho desde o começo do veraneio foram brindados nesta quinta-feira (4) pelo primeiro dia de ondas cristalinas. Para completar o cenário perfeito, a bandeira amarela (e até verde em algumas praias), sob um céu sem nuvens e vento calmo, indicava pouco repuxo.
Em Tramandaí, que experimentou um dia de Havaí, ou Tramandavaí, milhares de pessoas correram à orla desde o começo da manhã. Moradora de Porto Alegre, a secretária Marina Marques, 35 anos, foi pega de surpresa pelo tom verde-claro das ondulações.
— Eu cheguei ao Litoral na quarta à noite e, com base no que saía na imprensa, estava esperando aquele mar escuro. Mas está muito bonito, incrível — comemorou a veranista, que corria todo o tempo atrás do filho Pedro, de dois anos, esfuziante na beira do mar.
Muitos aproveitaram para fazer fotos com o oceano de estilo caribenho ao fundo. O industriário Maicon Tomazi, 31 anos, era o fotógrafo oficial da família. Com o celular em mãos, acompanhava as estripulias do tio Neivor, de Dois Lajeados, na água. Neivor rolava na beirinha, fingia nadar, levantava e se jogava de novo.
Perguntado se contaria aos amigos que tirou as fotos em alguma praia caribenha, Neivor gritou, antes de mergulhar de novo:
— Caribe nada, sou mais Tramandaí!
O guarda-vidas Frank Albuquerque alerta que, apesar da empolgação com as condições favoráveis, é preciso manter-se fiel às regras de segurança:
— Não se deve avançar além da água na cintura, e quem acompanha crianças pequenas não deve ficar a mais de um braço de distância.
Tudo para garantir que as condições ideais da praia só tragam diversão a tramandavaianos e banhistas em geral.
Segundo o professor de geologia marinha da UFRGS Elirio Toldo, o mar mais escuro como visto nos dias anteriores está associado a ondulações de maior energia que costumam vir do Sul. Elas agitam o fundo do mar, aumentam a quantidade de nutrientes e fazem proliferar algas. Quando essas ondulações enfraquecem, em combinação com ventos favoráveis, o mar pode clarear em poucas horas.