O aplicativo Pelas Ruas, que desde março do ano passado ajuda a compartilhar e discutir problemas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, também está disponível neste verão em algumas cidades no Litoral Norte. Iniciativa do Grupo RBS, a plataforma pode ser usada em Capão da Canoa, Tramandaí, Torres, Imbé e Xangri-lá.
Com um smartphone ou tablet em mãos, os usuários podem apontar o que precisa ser melhorado nas cidades e dizer se os problemas já postados foram corrigidos. A partir de foto e descrição, situações como buracos de rua ou fios de energia elétrica caídos podem ser vistas por mais pessoas e chegar aos responsáveis por soluções, criando uma comunidade online engajada.
O app conta com um mapa colaborativo, que registra as questões apontadas pelos usuários. E as postagens podem se tornar reportagens em GaúchaZH, Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV. No momento, o aplicativo Pelas Ruas já contabiliza 18,8 mil usuários cadastrados e 6,6 mil posts.
Para fazer login, basta ter conta no Facebook ou no Google. A administração do aplicativo é feita pela Redação de GaúchaZH, que pode informar desdobramentos, entrar em contato para buscar mais informações e publicar links de reportagens surgidas a partir da reclamação. Na Redação, também é avaliado se o post se enquadra nos critérios de publicação (são vetados, por exemplo, fotos e textos ofensivos).
Requisitos
Como usar
1) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
2) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, na qual aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
3) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
4) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação (quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação ao usuário).