Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Sul já contabilizam mais de mil infrações neste feriadão de Natal apenas no trecho da freeway da BR-290. Foram 450 multas na manhã deste sábado (23) e 480 nas primeiras horas de sexta. Conforme a PRF, todas as autuações foram geradas por excesso de velocidade.
A Operação Verão – lançada pela PRF, Concepa, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Detran e EPTC – reforça a fiscalização até o final do mês de fevereiro, principalmente nas rodovias para o Litoral. De acordo com o superintendente da PRF no Estado, João Francisco de Oliveira, as ações serão executadas em todo o Estado.
— São 730 policiais trabalhando diretamente na questão da fiscalização, com uso de helicópteros, radares e etilômetros. O objetivo é reduzir os acidentes — disse.
O limite de velocidade na freeway é de 110 km/h. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando a velocidade for superior à máxima em 20%, é infração média. Entre 20% a 50%, é infração grave. Já quando a velocidade superar o limite em 50%, a multa é gravíssima. Neste caso, três multas gravíssimas faz com que o motorista tenha o direito de dirigir suspenso.