Desde segunda-feira, alguns dos cerca de 80 cães que vivem no Canil Municipal de Tramandaí ganharam novas amigas. E elas não têm quatro patas: são voluntárias que se disponibilizaram a participar do projeto Cãominhada, que tem como objetivo dar carinho aos cãezinhos e proporcionar um passeio pelas redondezas do local.
Munido com guias e coleiras, o trio de voluntárias do grupo Te Amo Bicho, de Tramandaí, levou cerca de 20 animais a cada visita. Elas dão uma volta de aproximadamente 10 minutos pelas redondezas do Canil e depois devolvem os bichanos para suas baias. No caminho, sempre há companhia de outros cães mais despachados que dispensam as guias.
– A ideia é que os animais tenham mais socialização com humanos e que se exercitem um pouco. Embora o espaço deles não seja pequeno, eles não caminham, não têm atenção exclusiva – diz o coordenador do Canil, Dani De Nardi.
Leia mais:
Isolamento e calmaria: conheça mais sobre o Litoral Médio
Pequenino, "dragão azul" chama a atenção de veranistas no Litoral
Casal completa 70 anos de casamento com festa na praia
Pensado para ser realizado às segundas e quartas-feiras, o passeio ocorreu, excepcionalmente na tarde desta terça, em função da previsão de mau tempo da quarta. Kelly Nunes, Raquel Costa e Manoela Dehmer deram voltas no local e levaram inclusive uma cadelinha prenha – que desistiu do passeio no meio do caminho e precisou ser carregada no colo.
– Ficamos sabendo pela divulgação feita no Facebook, e achamos bem interessante, pois eles ficam presos aqui, não recebem muito carinho, não caminham, então, é válido. Temos um grupo com 15 pessoas e estamos organizando para fazer um revezamento e dar continuidade ao trabalho – comenta Kelly.
Para surpresa do grupo, durante um dos trajetos, um outro cãozinho abandonado foi encontrado dentro de um cano. Os responsáveis pelo canil juntaram o peludo, ofereceram água e comida para o mais novo morador do Canil Municipal.
Serviço:
Cãominhada
Quando: Segundas e quartas-feiras, das 13h30min às 17h
Orientações: É bom levar guias e coleiras
Informações: por WhatsApp pelo número (54) 9 8402-4141