Navios têm um quê de humanidade. Quem neles viveu pelo menos uma parte de sua existência sabe que aquele brutamontes de aço representa bem mais do que um abrigo transitório: dependendo de como for tratado, ele pode se comportar como um leal companheiro ou um adversário traiçoeiro. A Imperial, como a chamam aqueles que conviveram com essa corajosa corveta, passa para a história como um exemplar de honra da primeira categoria.
Embarcação que atuou em missões de patrulha, resgate e salvamento agora vira um "museu flutuante" em Rio Grande
Durante uma semana de inverno de 1991, eu e o fotógrafo Ronaldo Bernardi testemunhamos como a Imperial e sua tripulação vasculhavam o Atlântico em patrulha nos 260 mil quilômetros quadrados de mar territorial do sul do Brasil e em sua mais nobre missão: salvar vidas em perigo. Uma corveta passa ao largo do conforto. Além dos espaços exíguos e dos equipamentos bem cuidados mas antiquados, ela corcoveia como poucos ao sabor das ondas.
Fabio Sobrinho: a emoção de servir na corveta Imperial Marinheiro
Assim que o navio encontrou oceano aberto, dois cozinheiros recém-transferidos do estável porta-aviões Minas Gerais desabaram mareados. Por grande parte da jornada, nos alimentamos de enlatados e substâncias indecifráveis preparadas por um marujo que fazia as vezes de barbeiro.
Mesmo resfolegando, a Imperial não se intimidava com a ferocidade dos mares do Sul no inverno. Um chamado aqui, um alerta lá, e as mil toneladas de aço rangiam e guinchavam ao escalar vagalhões e mergulhar a proa no oceano gelado. Em uma semana, percorremos 1.066 milhas, quase 2 mil quilômetros, entre Rio Grande e Paranaguá. Agora, mais de seis décadas depois de entrar em serviço, a Imperial toma o rumo do merecido descanso.
A nobre condição de museu legada pela Marinha é um justo reconhecimento aos grandes serviços prestados pela corveta e às dezenas de tripulações que serviram a ela ao longo dessas décadas. Rio Grande ganha um monumento à tenacidade dos marinheiros e o Rio Grande do Sul, um memorial para amantes de histórias do mar.