Todo verão, quem está de férias já sabe: não dá para esperar grande qualidade no acesso à internet no Litoral. Enviar fotos, ler notícias, ver vídeos na praia é uma tarefa ingrata. Um ano depois de testar o acesso via 3G (internet móvel) em quatro cidades litorâneas, Zero Hora voltou às praias e constatou que a conexão para ligações e mensagens (por WhatsApp, por exemplo) é satisfatória, mas o acesso a sites segue complicado. Foram avaliadas as operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi.
Cansada de tentar acesso às redes sociais enquanto toma banho de sol, a moradora de Torres Taise Silva, 23 anos, leva o celular, mas perde tempo buscando conexão.
- É muito lento. Acabo me irritando - diz Taise, online só quando tem wi-fi por perto.
Não são poucos os banhistas que incluem o celular entre os itens obrigatórios à beira-mar. No entanto, o aparelho serve principalmente para receber ligações e tirar fotos: efeito da falta de internet.
Apesar da conexão 3G precária na praia, os usuários apontam que, ao menos, a qualidade das ligações melhorou. Com os pés na areia, de olho no mar, a gerente administrativa Lenara Kras conversava com parentes no frio do Canadá diretamente da praia:
- Tenho tentado e conseguido fazer ligações normalmente, até as internacionais. Só internet que não dá: no máximo, WhatsApp.
As amigas Clarissa Grazziotin e Letícia Montes, que surfam nos finais de semana, limitam o acesso à internet ao necessário.
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- Usamos mais para conferir o boletim das ondas e combinar encontros com as amigas, mas redes sociais já fica difícil - diz Clarissa.
Letícia vê um lado bom nisso:
- Assim, conseguimos curtir mais a praia, longe do celular.
Problema também atinge comércio
Ainda que a demanda por conexão aumente nesta época no Litoral, moradores e comerciantes garantem que enfrentam problemas o ano inteiro. Quem trabalha na beira da praia ainda sofre com um dilema: atender à demanda e aceitar cartões de crédito - correndo o risco de ficar sem conexão - ou trabalhar apenas com dinheiro vivo?
Oferecendo uma variedade de roupas aos banhistas em Torres, o vendedor Carlos Araújo optou por ambos os caminhos. Ele afirma que cartões são a forma de pagamento preferida dos clientes; contudo, como são poucos os que os aceitam, boa parte continua pagando à vista.
- É uma vantagem para nós, mas temos de confiar que não vai dar problema na transferência.
Precavida, a dona de um quiosque em Tramandaí, adicionou uma facilidade aos clientes: pagamentos pelo celular, por meio de um leitor de cartão. Até agora, Maria da Glória garante que tem dado tudo certo.
Fique atento
As operadoras têm de respeitar os padrões mínimos de qualidade definidos em regulamentação.
A velocidade da conexão não deve ser inferior a 40% da velocidade ofertada ao cliente. Ou seja, quando a prestadora oferece pacote com velocidade de 1 Mbps, a velocidade não deve ser inferior a 400 kbps.
O teste ZH foi feito com smartphones, com um chip de cada operadora. As medições foram feitas no mesmo local e em pontos movimentados.
Para medir a velocidade, foi usado o aplicativo Speedtest e o site speedtest.net.
O que dizem a operadora
Vivo
Com o objetivo de atender a alta demanda nos meses de verão no litoral gaúcho, a Telefônica Vivo realizou ampliações e instalações de novos equipamentos nas praias do Rio Grande do Sul. No total, foram 27 ampliações de capacidade em sua rede 2G/3G e ativação de 16 novas Estações Rádio Base (ERBs) em 2014 no litoral gaúcho. Destes investimentos, a ampliação de capacidade ocorreu em 13 estações localizadas nas praias mencionadas na reportagem de Zero Hora, além da instalação de cinco ERBs nestes locais. Estão incluídas entre as novidades, cinco ERBs Móveis para o atendimento sazonal dos veranistas em Capão da Canoa, Torres e Tramandaí.
Claro
A evolução dos bons resultados da Claro reflete o trabalho e investimentos da operadora na infraestrutura e qualidade da rede no Rio Grande do Sul. Com a chegada das férias de verão, o tráfego de voz e dados em regiões turísticas ou de alto adensamento populacional tende a aumentar cerca de cinco vezes em relação aos demais períodos do ano. Diante desse cenário peculiar e para garantir o funcionamento da rede com alta disponibilidade e qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes, a Claro reforçou sua infraestrutura de rede no Litoral Norte gaúcho. O intuito é minimizar situações associadas a gargalos sazonais de tráfego, que podem ocorrer em virtude da alta concentração de clientes em determinadas áreas ou regiões. Além das ações regulares de operação e manutenção de rede, a operadora ainda intensificou os cronogramas de manutenção preventiva, intervenções corretivas e vistorias adicionais nas Estações Rádio Base (ERBs) que cobrem a região do Litoral Norte, atendendo integralmente processos vigentes e certificados pela ISO-9001.
Oi
A Oi informa que desconhece a metodologia utilizada pela reportagem do jornal para a realização dos testes mencionados. A companhia esclarece que se coloca à disposição para a contribuição dessa análise. A Oi acrescenta que tem feito investimentos robustos no RS. Em dezembro, ampliou a capacidade dos sites 3G localizados nas praias de Capão da Canoa, Cassino, Laranjal, Torres, Tramandaí, Xangri-lá e em Osório. A companhia também instalou novos sites nas localidades de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cidreira, Curumim, Quintão e Morro da Borússia para os clientes terem a melhor experiência do 3G no litoral gaúcho. A Oi ressalta que investiu mais de R$ 200 milhões no Rio Grande do Sul, no período de janeiro a setembro em 2014. Nos últimos cinco anos, foram mais de R$ 1,2 bilhão de aportes no Estado. A companhia vem priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.
TIM
Para atender ao grande fluxo de pessoas que se desloca para o Litoral do Estado durante o verão, ao longo de 2014, a TIM fez investimentos na rede para melhorar a qualidade e garantir a melhor percepção para veranistas, com reforço da infraestrutura de rede nas principais praias. Foram realizadas a expansão da rede 3G e a ampliação de estações já existentes, especialmente em Xangri-lá, Imbé e Tramandaí. Além disso, a operadora investiu em equipamentos móveis posicionados em Xangri-lá e Tramandaí para ampliar a capacidade da rede para o tráfego de dados e voz. Os equipamentos móveis foram instalados em pontos estratégicos e de maior pico de uso da rede e ficarão disponíveis até depois do Carnaval. A operadora salienta que fará um novo teste ao longo desta semana nas cidades citadas por ZH para comparar com o teste apresentado.
Dica ZH
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o aplicativo Brasil Banda Larga, em que o cliente consulta a qualidade do serviço. Está disponível para Android, iOS e em brasilbandalarga.com.