O uso da bicicleta nas grandes cidades gaúchas, como lazer ou meio de transporte, vem crescendo nos últimos anos. Com a chegada do verão, muita gente quer transferir a curtição sobre duas rodas para o litoral. O que é mais do que compreensível, afinal, pedalar na praia tem vantagens em relação à cidade.
- Apesar da pouca estrutura para circular de bicicleta, as pessoas no litoral respeitam mais o ciclista - afirma Victor Kerber, sócio da Studio Bike Roots, loja de bicicletas no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, que pedala há 10 anos e já chegou, algumas vezes, até mesmo a pedalar da Capital até Rainha do Mar e Capão Novo, seus destinos prediletos.
As condições ainda estão longe do ideal, mas algumas praias já mostram que estão atentas à demanda das magrelas. Cidreira, Torres, Tramandaí e Capão da Canoa já têm seus primeiros quilômetros de ciclovias. Xangri-lá também destina sinalização específica para a circulação de bicicletas em algumas das principais vias, como a Avenida Paraguassu.
Como ainda não existem serviços de aluguel no litoral, quem não quer enfrentar uma pedalada de fôlego precisa transportar sua própria bicicleta. Proprietário da Gaúcha Bike, loja de bicicletas da Capital, Eduardo Macedo afirma que aumentou o número de pessoas que adapta o carro para levar as bicicletas para a praia, mas é preciso ficar atento à qualidade do equipamento.
- Um rack de menos de R$ 100 deve ser olhado com desconfiança - avisa Macedo, que indica as marcas Altmayer e Thule.
Inseparável magrela
As bicicletas podem ser transportadas nos ônibus, mas precisam estar parcialmente desmontadas e colocadas dentro de uma caixa ou enroladas em cobertores.
A Unesul (que atende todo Litoral Norte) informa que não há restrição de peso nem de quantidade de bicicletas a serem transportadas por viagem.
A Expresso Palmares (que atende de Cidreira a São José do Norte) transporta no máximo duas bicicletas por viagem. São cobrados R$ 13 por bicicleta. Antes do embarque, é necessário procurar o setor de encomenda e pagar a taxa.
A partir de R$ 200 é possível encontrar suportes de qualidade para adaptar atrás do carro com braçadeiras, sem amarrar a bicicleta.
A marca Thule tem suportes com tecnologia de ponta, em alumínio, a partir de R$ 400, com cinco anos de garantia para qualquer dano causado na bike ou no automóvel.
O próprio comprador pode instalar os suportes, mas os vendedores das lojas também estão aptos a instalar o produto.
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