Você bebeu todas na festa de fim de ano e, no outro dia, tem que ter saúde para acordar cedo e aproveitar a praia com amigos. Calma. Não precisa se arrepender do trago. A solução está mais perto do que se imagina. Encontrados em feiras, restaurantes e supermercados convencionais, os alimentos orgânicos são opção para quem quer desintoxicar o corpo e manter a boa forma no verão.
Saborosos, saudáveis e pouco calóricos, eles são cultivados sem agrotóxicos, aditivos químicos ou modificações moleculares em sementes, o que ajuda a ter uma dieta rica em nutrientes, principalmente no verão. É na estação que o corpo pede maior equilíbrio de minerais, em função da perda de água. Por isso, esse tipo de alimento é aconselhável: repõe vitaminas, minerais e enzimas, que fornecem energia e vitalidade para suportar dias quentes.
Segundo a nutricionista Melissa Soares, as substâncias protegem também contra o envelhecimento precoce e combatem os radicais livres, adquiridos durante o ano pelo estresse, pelos agrotóxicos de produtos convencionais e por uma alimentação baseada em gorduras saturadas.
- Os nutrientes propiciam maior oxigenação circulando, nos trazendo mais vida, mais disposição e imunidade contra vírus e bactérias, que se proliferam no verão - explica.
Gordurinhas a menos, bronzeado em dia
Incorporados a pães, saladas, carnes, flores comestíveis, bolos, entre outras tantas opções, os orgânicos, além de desintoxicar, aguçam o paladar, pois contém menos água e mais sabor. São os alimentos puros que nos trazem bem-estar e, de quebra, ainda nos tiram as gordurinhas indesejadas.
- Justamente pela desintoxicação, os sucos e verduras orgânicos incentivam o emagrecimento. Por terem mais fibras, aumentam a velocidade do metabolismo. Tomando o suco verde, por exemplo, começamos a urinar várias vezes ao dia, o que é um indício de hidratação - explica a nutricionista.
Além disso, sucos feitos com cenoura, por exemplo, aceleram o bronzeado e a digestão. Nada melhor do que um drink laranjinha na praia, certo?
Suco de salsa, gengibre e maçã
Morador de um sítio que produz orgânicos, o empresário Brunno Endres Ardissone conta que este suco é eficaz contra dor de cabeça e pode ser uma boa arma para aliviar o pós Ano-Novo. Segundo ele, apesar de os ingredientes não serem normalmente usados para sucos, a bebida é uma das preferidas de clientes e amigos.
Ingredientes
- Três maçãs
- ¹/4 de ramo de salsa
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- Gelo à vontade
Como fazer
Corte os ingredientes e bata-os no liquidificador. O gelo também pode ser colocado dentro do aparelho. Depois de aproximadamente três minutos, tire o suco. Coe e coloque em um copo. Pode render até duas porções.
Supersalada de quinua e grão de bico sem glúten
O chef Cesar Sperotto indica esta salada por ser bastante nutritiva.
Ingredientes
- 300g de grão-de-bico cozido e sem pele
- 100g de quinua cozida
- 150g de azeitona azapa picada
- 150g de ricota orgânica com ervas
- 30g de alcaparras
- Alface americana orgânica
- Manjericão Alecrim Balsâmico
- Zestes (fios) de limão siciliano
- Azeite de oliva extra virgem
- Flor de sal
- Pimenta moída na hora
Como fazer
Misture o grão de bico, as azeitonas, a ricota e as alcaparras. Sirva com o restante dos ingredientes, tempere com flor de sal, azeite e pimenta e decore o prato.
*Colaboraram: lojas Viver Bem, Gourmet Saudável e Quintal Orgânico
Vida leve
Saiba como desintoxicar após o Ano-Novo com alimentos orgânicos
Exagerou na festa? Sucos, saladas e outras receitas feitas com alimentos orgânicos podem ser a solução
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: