Empresários, funcionários públicos, advogados, engenheiros, pais de família e avôs, todos veranistas de Rainha do Mar, uma das ''praias família" do Litoral Norte, reuniram-se na manhã de sábado para um campeonato de bocha inusitado.
Vestidos de mulher, 24 duplas divertiram veranistas do balneário entre as guaritas 105 e 106.
Empresário do ramo da informática, o caxiense Carlos Mendes, 58 anos, radicado há quatro décadas em Porto Alegre, pai e avô, sugeriu aos amigos que o tradicional campeonato de bocha no Carnaval fosse disputado por duplas vestidas de mulher. A ideia agradou, no início da semana, mas faltava um empurrãozinho. Ele veio incentivado pela empresária Susan Mendes, 57 anos, mulher de Mendes:
- Eu disse para ele já na sexta-feira jogar bocha caracterizado de Tereza Cristina (personagem de Cristiane Torlone na novela Fina Estampa). Aí a turma se empolgou Entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, advogados ligavam para engenheiros em busca de perucas, empresários visitavam funcionários públicos aposentados atrás de biquínis e cangas - num frenesi de homens bem-humorados jamais visto em Rainha do Mar, praia que tem entre seus veranistas ilustres o senador Pedro Simon.
- Quando o pessoal começou a sair de casa para comprar batom e meia calça, vi que a coisa seria violenta - diz Alan Wagner, 28 anos, um respeitável vereador do PMDB, em Candelária, que na manhã de sábado vestia um biquíni roxo, uma peruca loira e cobria-se com uma canga no mesmo tom da parte de cima.
Engenheiro civil do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Raul Hires, 61 anos, era um dos mais animados. Ele usava vestido bege acima do joelho sobre uma meia-calça arrastão vermelha. Havaianas azuis destacavam-se nos pés número 42. Uma peruca loira, encaracolada, conferia um ar sensual a "gayrota quiosque" - personagem criado pelo engenheiro de 105 quilos, casado com a arquiteta Suzana, 52 anos, e pai dos jovens Rafael, 18 anos, e Emanuel, 20 anos.
- É uma brincadeira sadia, que reúne toda a família - resume Hires.
Os vencedores (ou as vencedoras) do torneio serão conhecidos na segunda-feira. Até lá, a turma promete consumir carne gorda regada à cerveja para recarregar as baterias.
No clima do Carnaval
"Donzelas da bocha" animam Rainha do Mar
Homens se vestem de mulher para competir em torneio de bocha
GZH faz parte do The Trust Project