Celebrar a longevidade e promover o envelhecimento ativo e saudável. Esses são os objetivos da 19ª Convenção Sesc Maturidade Ativa, que começou nesta terça-feira (19), em Torres, no Parque do Balonismo e no Hotel Sesc.
Até a próxima quinta-feira (21), mais de 1,2 mil participantes de grupos da terceira idade de 53 municípios gaúchos vivenciarão três dias de atividades especiais.
Uma das principais iniciativas voltadas à terceira idade no Rio Grande do Sul, o projeto Maturidade Ativa conta com mais de 20 anos de história. O foco é promover a convivência, o aprendizado e a solidariedade entre os participantes.
— Esses grupos integram um grande movimento social que busca ressignificar o envelhecimento e valorizar o papel da pessoa idosa na sociedade — destaca Michele Bittencourt, coordenadora do Trabalho Social com Idosos do Sesc RS.
A programação inclui oficinas de dança, esportes adaptados, hidroginástica e ações de saúde. Além disso, também conta com apresentações musicais com Tchê Barbaridade e Banda San Marino, entre outras atividades.
— É uma grande confraternização para celebrar a longevidade e essas pessoas que seguem ativas e ainda com muito a oferecer para o mundo. Ver esses idosos engajados, bem dispostos e com a energia lá em cima são a prova de que nunca é tarde para ser feliz e viver o melhor que a vida tem a oferecer — ressalta Michele.
Oportunidade de convivência
Entre os participantes estão Nair Fogaça, de 80 anos, e a filha Marilise, de 55. Moradoras de Viamão, Marilise está há cerca de um ano no projeto, enquanto a mãe já participa há oito anos. Ambas viram na iniciativa uma oportunidade de convivência para passarem mais tempo juntas.
— Entrei na inauguração do Sesc em Viamão e não penso em desistir, pois isso faz muito bem para a gente. Emocionalmente, faz com que a gente se renove — afirma Nair.
Já Marilise, que ingressou para se aproximar da mãe, afirma que busca aproveitar cada momento ao lado dela.
— Queremos participar de todas as oficinas. Trouxemos roupa de baile gaúcho, dos anos 60, para participar de tudo que for possível. Pra mim é ótimo poder aproveitar e ficar junto com a minha mãe, isso é a melhor coisa, cuidando da nossa saúde física e emocional — finaliza Marilise.
Programação
Atrações sistemáticas (de terça a quinta-feira, por grupos):
- 12h30 - passeio de barco e city tour cultural a bordo do dindinho, em Torres
- 14h às 16h – oficinas para a longevidade:
- Yoga restaurativa e meditação guiada – Sala Guarita/Hotel
- Musicalização – São Ilha dos Lobos/Hotel
- HidroShow – Piscina Térmica/Hotel
- Jogo de bocha integrativo – Cancha de bocha/hotel
- Câmbio integrativo – Quadra de areia/hotel
- Quick massagem – Sala da recreação/hotel
- Moda e Artesanato Sustentável – Espaço Coffee /hotel
- Oficina da Felicidade – Estacionamento/hotel
- Estação dos Ritmos, com dança circular e brincadeiras – Estacionamento/hotel
- Show de stand up “Baile do Tertulino Brandão” – Parque do Balonismo
- Escola do Chimarrão – Parque do Balonismo
- Oficinas de culinária, com aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas – Espaço Sesc Mesa Brasil/hotel
- Verificação de pressão arterial e glicemia, orientações de saúde sexual, saúde da mulher, orientações de saúde bucal e – atividades de sensibilização para a promoção da saúde mental e bem-estar – Espaço Sesc Saúde/hotel
Atrações especiais
- Terça-feira (19), às 21h – Abertura oficial com banda Grupo de Torres e show de Tchê Barbaridade, no Parque do Balonismo
- Quarta-feira (20), às 18h – Tardezinha da Matu – Roda de samba com Samba da Mini, na Orla do Rio Mampituba
- Quinta-feira (21), às 21h – Festa de encerramento temático anos 60, com Banda San Marino, no Parque do Balonismo
*Produção: Murilo Rodrigues