O uso da maçã como ingrediente em sucos de outras frutas tem ganhado a atenção nas redes sociais. A prática, embora muito comum na indústria de bebidas, levantou questionamentos entre os consumidores que passaram a examinar com atenção os rótulos dos produtos.
O suco de maçã é usado com frequência em bebidas como adoçante natural por conta de seu sabor neutro e alta quantidade de frutose, dispensando adição de outros açúcares.
O que diz a Anvisa
Conforme o parágrafo único do Art. 11 do decreto nº 6.871/2009:
"O rótulo da bebida não deverá conter informação que suscite dúvida ou que seja falsa, incorreta, insuficiente ou que venha a induzir a equívoco, erro, confusão ou engano, em relação à identidade, composição, classificação, padronização, natureza, origem, tipo, qualidade, rendimento ou forma de consumo da bebida, nem lhe atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa."
Para estar de acordo com o decreto, portanto, as marcas precisam encontrar maneiras criativas de incluir nos rótulos a imagem da maçã, uma vez que é utilizada como ingrediente na composição.
A maçã como aliada dos demais sucos
Segundo Cláudio Frankenberg, professor da Especialização em Ciência e Inovação em Alimentos da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o uso de suco de maçã se torna um aliado do produto.
— Quando eu misturo o suco de maçã com suco de uva, suco de laranja ou suco de goiaba, você não vai sentir o gosto do suco de maçã, mas ele adoça o suco sem precisar acrescentar açúcar — comenta Cláudio.
Desde abril a Anvisa exige que empresas do setor alimentício informem nos rótulos sobre altos níveis de gordura saturada, açúcar adicionado e sódio.
— Isso é interessante, pois posso colocar no rótulo que não foi adicionado açúcar, mas, na realidade, foi adicionado outro suco com um teor de açúcar significativo, que adoça o suco. Essa é uma das características que podemos observar. — completa Frankenberg.