Mais de 1,1 mil pessoas lotaram a Catedral Metropolitana de Porto Alegre para participar da missa de Corpus Christi, seguida de procissão pelas ruas da Capital, nesta quinta-feira (30). As paróquias da Região Metropolitana aproveitaram para realizar celebrações com especial atenção às vítimas das enchentes no RS.
Além das missas e procissões, as igrejas da Arquidiocese de Porto Alegre – que compreende 29 municípios, também de outras regiões – arrecadaram donativos, formando “tapetes solidários” no lugar dos tradicionais tapetes de serragem. As missas foram celebradas em todas as paróquias, exceto nas atingidas pelas enchentes, conforme a Arquidiocese.
Algumas igrejas optaram por também manter a confecção dos tapetes nas atividades. Em Porto Alegre, na Paróquia São José da Vila Nova, as peças foram confeccionadas com cartazes. Cerca de 300 pessoas participaram do evento.
Em Gravataí, a Paróquia Nossa Senhora dos Anjos produziu os tapetes de serragem, com a ajuda de 550 fiéis da comunidade. Ainda em Gravataí, a Igreja Santa Ana também manteve a ação neste ano. Cerca de 200 fiéis produziram os materiais. Os quadros dos tapetes foram feitos com serragem pintada e materiais como cal, café, erva-mate e caroço de abacate ralado. Trinta quadros formaram um tapete de 72 metros.