Adelina Mezzari, professora da Faculdade de Farmácia e pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), faleceu neste domingo (28) em Porto Alegre. Foram 26 anos como docente da instituição, que declarou luto oficial de três dias a contar da data do falecimento.
“A professora Adelina permanecerá em nós, seus colegas, amigas e amigos, com a imagem de seu sorriso. Exemplo de dedicação à UFRGS, irradiava sua alegria na condução da Prorext e distribuiu carinho aos seus estudantes e classes de farmacêuticas e farmacêuticos que tiveram a graça de conhecê-la”, publicou a UFRGS.
Graduada em Farmácia pela UFRGS, mestre em Microbiologia Clínica e doutora em Microbiologia com ênfase em Micologia, Adelina Mezzari foi a primeira coordenadora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde atuou por 18 anos. Em maio de 1997 passou a integrar o corpo docente da UFRGS, onde lecionava atualmente e ocupava o cargo de pró-reitora de Extensão.
— A professora Adelina era uma pessoa muito simpática e educada, todos gostavam muito dela. Ela sempre teve uma excelente relação com os alunos. Era uma pessoa que sempre procurava resolver os problemas no sentido de conciliar o departamento e trazendo alegria em seu sorriso. Como legado, poderia dizer que ela era uma apaixonada pela extensão. Motivo pelo qual, inclusive, tornou-se nossa pró-reitora de extensão na UFRGS — destaca Patrícia Pranke, professora de Hematologia Clínica da Faculdade de Farmácia e Vice-Reitora da UFRGS, amiga de longa data de Adelina.
Em 2023, como pró-reitora de Extensão, Adelina venceu uma “árdua batalha de anos” da UFRGS. Ela foi responsável por organizar o comitê de inserção da extensão universitária nos currículos da graduação. Informações sobre a causa da morte não foram divulgadas.
Em nota, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde Adelina lecionou durante 18 anos para alunos do curso de Farmácia, informa que o velório ocorrerá no dia 1º de maio, a partir das 9h, na capela 2 do Angelus Memorial. A cerimônia de despedida será das 13h30min às 14h, na Avenida Porto Alegre, 320, no bairro Medianeira. Ela deixa o marido, Dino Mezzari, e os filhos: Michele e Fabrício.
Lembranças
Em 44 anos dedicados à educação, Adelina Mezzari se notabilizou pela competência, fomento ao desenvolvimento de projetos universitário e boa relação com os alunos e demais docentes. Para Eduardo Cardoso, a pró-reitora buscava acolher todos os projetos de extensão propostos, era a primeira a chegar na instituição e trabalhava com felicidade.
— O maior legado da professora Adelina sempre foi conduzir tudo aqui na Pró-Reitoria de Extensão da forma mais fraterna, gentil e acolhedora. Ela era uma pessoa extremamente educada e acolhedora com todo mundo, então ela nunca quis deixar ninguém de fora, tanto que o slogan que foi criado logo no início da nossa gestão foi "Vem pra extensão", porque ela queria receber a todos. Sempre foi uma pessoa muito humilde no seu cargo, em que o que ela mais se preocupava era com a extensão e em atender cada um, cada demanda e compreender, conhecer cada — diz.
Patrícia Pranke destaca que a colega e amiga era “apaixonada pela profissão”, mas sabia manter o equilíbrio entre a vida profissional, em família e com os amigos. Além de docente exemplar, ela relembra que Adelina era uma ótima jogadora de tênis.
— Nos finais de semana encontravam-se sempre com os amigos, após as tradicionais partidas de tênis nas manhãs de sábado e domingo no clube Grêmio Náutico União, sempre com o esposo como parceiro de tênis. E era difícil saber quem era o melhor jogador. Após as partidas, o sempre agradável bate-papo com os amigos no final das manhãs dos finais de semana — relembra.