Centenas de fiéis lotaram o Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus, em frente ao Parque da Redenção, na tarde deste sábado (9) para acompanhar a chegada das relíquias de Santa Teresinha a Porto Alegre. Vindos da Basílica de Sainte-Thérèse de Lisieux, na França, os ossos da religiosa estão pela segunda vez em solo brasileiro — a primeira visita foi em 1998.
As relíquias aterrissaram no Brasil no dia 17 de fevereiro, em Londrina, no Paraná, e já passaram por 10 cidades entre os dois Estados. Depois do RS, o próximo destino será no Nordeste. Em Porto Alegre, o relicário permanece até a próxima sexta-feira (15) — ao longo da semana, será levado para municípios próximos antes de seguir para Novo Hamburgo, no Vale do Sinos (veja detalhes da programação abaixo). A peregrinação mundial do relicário ocorre desde 1997.
A arca de madeira ornada com adereços dourados, dentro da qual estão ossos do pé e do fêmur da santa, saiu ao meio-dia de Pelotas, no sul do Estado, e chegou à Capital às 16h26min. Pesando 135 quilos, o relicário enclausurado em uma urna de vidro foi conduzido por soldados do Exército até o interior da igreja.
Na porta do templo, o frei Raphael Rodrigues, pároco do santuário, foi quem recebeu a equipe que transporta as relíquias. Ele explica que essa peregrinação marca os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha. No ano que vem, completam-se 100 anos da canonização da santa.
Frei Raphael conta que a suntuosa construção em estilo gótico que chama a atenção de quem passa pela Avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim, foi inaugurada em 1926. Entretanto, em 1912, os freis carmelitas de Porto Alegre já celebravam missas em homenagem a Santa Teresinha em uma igreja conventual.
Chuva de rosas
Na calçada, os fiéis emocionados se aglomeraram com celulares em mãos para registrar o desembarque das relíquias. Moradora do bairro Santo Antônio, a cuidadora de idosos Anelise Saldanha Remus, 55 anos, chegou cedo ao santuário para celebrar e agradecer a Santa Teresinha, a quem é devota:
— Eu vim pela minha fé, em busca de uma bênção dos nossos santos, que foram pessoas como a gente e que ajudaram muitas pessoas. Procuro também uma força de espírito maior, uma bênção de Santa Teresinha junto com o nosso Senhor Jesus.
Santa Teresinha é conhecida pela sua promessa de derramar uma chuva de rosas após a sua morte. Enquanto o relicário era conduzido pelos militares e pelo pároco pelo corredor central da igreja, os fiéis promoveram uma chuva de rosas sobre a urna de vidro. A arca foi depositada no altar e os devotos tiveram alguns minutos para tocá-la e fazer suas orações antes do início da missa, às 18h.
A terapeuta ocupacional Tatiana Matos, 53 anos, foi uma das primeiras da fila. Ela conta que se tornou devota de Santa Teresinha quando o filho, atualmente com 25 anos, foi coroinha, aos oito, e ganhou uma imagem da santa que ele tem até hoje.
— Desde então, eu sempre venho aqui no santuário. É uma alegria, um dia muito especial receber essas relíquias na arquidiocese, eu sonhava com esse dia. Ver o santuário todo cheio de rosas e tantas pessoas aqui agradecendo é um momento que a gente não vai esquecer — celebra Tatiana.
Representação física de algo espiritual
Na religião católica, há três classificações para as relíquias:
- Primeiro grau: parte do corpo de um santo;
- Segundo grau: objetos pessoais de um santo;
- Terceiro grau: inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo ou no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.
As relíquias, ossos ou roupas de um santo, representam algo visível que revela algo invisível, um sacramental, algo externo que revela algo interno.
FREI RAPHAEL RODRIGUES
Pároco do Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus, em Porto Alegre
— Dentro da Igreja Católica, as relíquias, ossos ou roupas de um santo representam algo visível que revela algo invisível, um sacramental, algo externo que revela algo interno. Então, o povo vai ao encontro das relíquias porque é algo que se vê de alguém que viveu, alguém de carne e osso, como nós, que foi santo, para motivar cada cristão a ser um pouquinho melhor.
Quem foi Santa Teresinha
Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon (França) no dia 2 de janeiro de 1873. Com a autorização do papa Leão XIII, a santa pôde entrar no Mosteiro das Carmelitas Descalças, em Lisieux, com apenas 15 anos.
Ela faleceu em 30 de setembro de 1897, aos 24 anos, em razão de uma Tuberculose. Ela foi beatificada em 1923 e canonizada pelo papa Pio XI em 1925. Santa Teresinha foi intitulada Doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997, pelo papa São João Paulo II.
Programação segue durante a semana
- Um dos momentos mais fortes de oração junto com as relíquias da Santa ocorre na noite desse sábado (9), na casa São João da Cruz, localizada no bairro Glória, quando jovens católicos estarão em vigília de oração a partir das 20h até as 6h do domingo.
- No domingo (10), a urna com as relíquias voltará ao Santuário Santa Teresinha, onde permanecerá à disposição para os fiéis rezarem ao longo de todo o dia. A missa das 18h será presidida por Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.
- Na segunda-feira (11), os fiéis poderão rezar próximo à urna com as relíquias ao longo de todo o dia, das 7h às 19h, no Santuário Santa Teresinha.
- Na terça-feira (12), está prevista a visita das relíquias à paróquia Santa Teresinha, localizada na Rua Ramiro Barcelos, das 14h às 18h. À noite será a vez da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Canoas, receber a urna com as relíquias. A missa será celebrada às 20h.
- Na quarta-feira (13), o município de Butiá, que tem Santa Teresinha como padroeira de sua paróquia, será visitado. A missa acontece ao meio-dia. À tarde, as relíquias retornam para Porto Alegre. Após a missa das 16h, no Santuário Santa Teresinha, uma procissão motorizada levará as relíquias até o Mosteiro Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Loureiro da Silva, onde permanecerá até a quinta-feira com as irmãs do Carmelo.
- A programação da quinta-feira (14) prevê três missas no Mosteiro do Carmo - 7h, 15h e 19h - antes da última celebração será realizada uma vigília de oração pelos sacerdotes.
- As relíquias de Santa Teresinha se despedem de Porto Alegre na sexta-feira (15). Neste dia, serão celebradas duas missas — 7h e 14h. Após a missa da tarde, o cortejo com a Urna seguirá para Novo Hamburgo.