A primeira infância será pauta da 21ª Semana Estadual do Bebê, realizada pelo governo do Rio Grande do Sul entre os dias 19 e 26 de novembro. O evento será em Porto Alegre e terá ações em outras cidades do Estado.
Trata-se de uma iniciativa organizada em parceria com o Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (CEIPI) e a Secretaria Estadual da Saúde, através do programa Primeira Infância Melhor (PIM). O objetivo é sensibilizar a sociedade e o poder público para a importância dos primeiros anos de vida.
A semana contará com uma extensa programação que inclui iniciativas culturais, seminários, oficinas e cursos direcionados a profissionais, famílias e crianças. A agenda é aberta para toda a sociedade em vários municípios e está disponível no portal do PIM.Para participar, as inscrições podem ser feitas no site, com a solicitação de doação de um livro infantil.
Um dos destaques é o 17º Seminário da Primeira Infância, com o tema "As infâncias de hoje e do futuro", que será realizado na Casa da OSPA em Porto Alegre, na segunda-feira (20). O evento espera reunir cerca de mil pessoas, entre profissionais das redes de saúde, educação e assistência social, visitadores do PIM, agentes comunitários de saúde, estudantes e especialistas da área.
Além do seminário, a 21ª Semana Estadual do Bebê também incluirá o 13º Prêmio Salvador Celia, que reconhece práticas de profissionais na área de atenção primária à saúde.
O evento representa uma oportunidade para refletir sobre as infâncias do presente e do futuro, promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento integral infantil e a garantia dos direitos das crianças.