Um mês após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, prefeituras seguem mobilizadas para arrecadação de donativos. Superadas as necessidades iniciais, como alimentos e roupas - há em boa quantidade, segundo a Defesa Civil - outros tipos de donativos ainda são muito pedidos. É o caso de móveis e eletrodomésticos.
No Vale do Taquari, os municípios tentam se reerguer depois da chuva que atingiu a região e provocou danos materiais. Como as campanhas de arrecadação coletaram grande volume de roupas em setembro, os pedidos de doações agora estão voltados a materiais de construção, eletrodomésticos e móveis.
Confira o que levar e os locais para entregar donativos em alguns municípios do Vale do Taquari:
Lajeado
A secretária de Desenvolvimento Social, Céci Maria Rodrigues Gerlach, explica que o Centro Recrie é o ponto oficial de coletas instalado pela prefeitura de Lajeado. O Centro fica localizado na Rua Arnaldo R. Weisheimer, 839, no Pavilhão 3, no bairro Montanha. Entre as prioridades estão eletrodomésticos e móveis.
— Recebemos uma relação com as principais demandas da população, como cadeiras, máquina de lavar, sofá, TV, micro-ondas, pratos e talheres — destaca.
Quem deseja fazer doações deve ligar para o número (51) 3982 1089 ou (51) 998 042 474 para marcar data e horário de entrega dos donativos. Conforme Céci, de um total de 200 solicitações de aluguel social, 38 foram concedidos pela prefeitura até o momento.
Roca Sales
Pedidos de doações de eletrodomésticos, móveis e material de construção. Para reconstrução de casas, a prefeitura pede contribuições de tijolos, areia e cimento. O ponto oficial de entrega dos donativos é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida General Daltro Filho, 1747. De lá, os materiais são encaminhados para depósitos.
Muçum
O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, afirma que o município precisa da doação de móveis e eletrodomésticos, além de materiais de construção, para edificação das casas destruídas pela enchente. O contato é com a coordenação da Defesa Civil de Muçum, com Rodolfo Pavi, pelo celular: (51) 99556-5308 (WhatsApp). Os donativos podem ser encaminhados para o Ginásio Municipal de Esportes, na Rua Fernando Ferrari, 272, no Centro.
Encantado
Além de móveis e colchões, Encantado pede também doações de alimentos, kit de higiene e material de limpeza. Os donativos podem ser entregues no Pavilhão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Quinze, na Rua José Ferri, número 202, bairro Porto 15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O Parque João Batista Marchese, na Rua dos Imigrantes, bairro Lambari, recebe doação de roupas ou ração para pet. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h.
Materiais de construção podem ser entregues na Secretaria de Obras Públicas, na Rua das Hortências, 1405, bairro São José. Por conta do grande volume de roupas arrecadadas, a prefeitura está recrutando voluntários para fazer a triagem das peças. Interessados podem contatar pelo (51) 982 605 417, com Eduarda. O Executivo não está aceitando mais doações de vestuário.