As enchentes que atingiram diversos municípios do Rio Grande do Sul no início de setembro deixaram um rastro de destruição e mortes, principalmente no Vale do Taquari. O impacto foi tão grande que, passado mais de um mês, os atingidos ainda precisam de apoio. Nesta quinta-feira (5), a Defesa Civil do RS atualizou a lista de necessidades das populações afetadas. Entre as principais carências estão colchões, cobertores e travesseiros. A instituição também pede doação de material escolar, ração e medicamentos para animais.
Além de quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras e unidades do Sesc recebem donativos. Quem deseja contribuir, pode conferir a lista abaixo, com quais itens doar, e onde entregá-los em diferentes pontos do RS.
Kits de higiene pessoal podem ser doados e devem conter: um shampoo, três sabonetes, um desodorante, um creme dental, duas escovas de dente, um aparelho de barbear, um pacote de absorventes, um pacote de papel higiênico e um pacote de lenço umedecido. Itens avulsos de higiene também podem ser entregues.
Por conta da retomada das atividades escolares, os municípios precisam de doações de material escolar. Entre os itens pedidos, estão caderno com 200 folhas, calculadora oito dígitos, mochila, garrafa squeeze, canetas, lápis e estojos. Conforme a Defesa Civil, as populações das regiões afetadas também pediram doação de aparelhos de rádio. Isso porque muitos perderam o equipamento, o único meio de entretenimento e informações de algumas famílias.
Com estoque plenamente atendido, a Defesa Civil orienta a suspensão momentânea da doação de roupas, calçados e alimentos, em especial os não perecíveis, e material de limpeza. O objetivo é preservar a capacidade de armazenamento e distribuição dos itens doados. A mesma recomendação vale para o fornecimento de alimentos preparados (marmitas), tendo em vista que o Estado e os municípios estão atendendo localmente as demandas das comunidades.
Necessidades dos animais
De acordo com a Defesa Civil, as principais demandas identificadas para animais nos municípios de Cruzeiro, Encantando, Estrela, Muçum e Roca Sales são:
- Ração para animais de produção
- Ração para animais domésticos
- Vermífugos
- Antipulga
- Anticarrapato
- Remédio para sarna
- Anti-inflamatório
- Unguento pomada
- Spray repelente
- Fio de sutura
- Anestésico
- Itens de primeiros socorros em geral
- Chip para identificação e cadastro de animais
- Casinha/abrigo
- Gatoeira
- Material de limpeza específico para desinfecção de abrigos com animais
Voluntários
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura está cadastrando médicos veterinários para atendimento de animais domésticos com diagnóstico clínico e primeiros socorros. Os profissionais também farão o cadastro dos animais para futura aplicação de chip e castração. Os interessados devem entrar em contato através do telefone (51) 3288-7409 ou pelo e-mail voluntariado@sema.rs.gov.br.
Locais para entrega de doações
- Centro Administrativo Engenheiro Noé de Mello Freitas – CEEE - de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h -Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho - Porto Alegre
- Central de Doações da Defesa Civil do RS, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) - Avenida Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, Porto Alegre
- Palácio Piratini - de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h - Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro – Porto Alegre
- Quartéis da Brigada Militar
- Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar
- Prefeituras
- Unidades do Sesc
Contribuições em dinheiro
Para receber as doações em valores das pessoas e empresas que desejam repassar recursos para auxiliar às vítimas das enchentes no RS, o governo do Estado estabeleceu uma chave PIX (CNPJ) de conta bancária. A medida a visa dar segurança de que os valores destinados chegarão em um canal oficial e que serão bem aplicados.
Todo o processo passará por auditoria. A conta é do Banrisul, e os valores serão geridos em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, para reduzir a burocracia e acelerar a chegada a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor.
PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
- CNPJ: 92.958.800/0001-38, Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Doações para prefeituras
É possível fazer doações em dinheiro por meio de PIX para contas oficiais disponibilizadas pelas prefeituras municipais da região. O objetivo é evitar golpes e garantir que os valores chegarão em segurança para quem mais precisa. As chaves PIX de CNPJ são as seguintes:
Encantado
- Associação Cultural Encantado
- PIX CNPJ: 11.330.190/0001-21
- Banco: Sicredi
Muçum
- CDL Câmara de Dirigentes Lojistas
- PIX CNPJ: 93.856.813/0001-69
- Banco: Sicredi
Roca Sales
- Gabinete do prefeito
- PIX CNPJ: 88.187.935/0001-70
- Banco: Caixa Econômica Federal
Santa Tereza
- Município de Santa Tereza
- PIX CNPJ: 91.987.719/0001-13
- Banco: Sicredi