Para marcar os 30 dias da tragédia que assolou o Vale do Taquari, freis franciscanos realizaram, nesta quarta-feira (4), Dia de São Francisco, uma celebração religiosa no Salão Comunitário Paroquial de Muçum. Segundo os organizadores, a intenção é trazer mensagens de esperança e reconstrução com base na própria história de Francisco.
Freis e fiéis, que vieram até mesmo de outras cidades, recordaram a missão recebida por Francisco no ano de 1205, diante de um crucifixo: “vai Francisco, e reconstrói a minha casa em ruínas”. A história é relembrada pelo Frei Franciscano, Sérgio Görgen, mais de 800 anos depois, com um novo sentido.
— Na época se entendeu casa por Igreja, que estava mal. Hoje nós interpretamos casa de maneira mais ampla, né? O planeta, a nossa vida. E essa mensagem que São Francisco recebeu de Jesus, nós queremos transmitir para as famílias. Vai e reconstrói a tua vida, reconstrói a tua lavoura, teu comércio, tua comunidade, tua escola. Vai e reconstrói o Vale do Taquari — interpretou o frei.
Para ajudar na reconstrução, pequenos agricultores de outras regiões enviaram doações de mudas, flores e sementes.
— A gente sempre trabalhou com pequenos agricultores, sem-terras, quilombolas e eu me senti convocado — completou o frei, que vive em Hulha Negra na Região da Campanha.
As doações foram colocadas no altar improvisado em forma de ofertório, abençoadas e depois distribuídas aos pequenos agricultores da região.
— Isso é uma grande coisa, pra quem perdeu tudo, pra gente poder recomeçar — disse o agricultor Alexandre Zanchetti, que teve sua propriedade rural na localidade na Linha Santa Lúcia totalmente destruída.
No próximo sábado (7), uma missa será realizada em homenagem às vítimas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação.