Retornando do Vaticano com a missão cumprida, a comitiva de Encantado que trazia um fragmento da estátua Cristo Protetor abençoado pelo Papa Francisco foi recebida com festa por familiares e amigos, além de canções religiosas entoadas pelo Coral Municipal de Imigrante.
A comitiva partiu do aeroporto para o município do Vale do Taquari, onde os três receberam homenagem na prefeitura. Em seguida, participaram de uma missa na Igreja Matriz São Pedro, localizada na região central do município.
Na última quarta-feira (30), o trio levou um fragmento da palma da mão direita do Cristo Protetor para a bênção do sumo pontífice. Na audiência, o Papa Francisco expressou gratidão pela iniciativa e pela coragem da realização do monumento, dedicado em promover a fé cristã, como relata Vanessa.
— É indescritível estar frente a frente com ele. O papa foi muito humilde, carismático e acolhedor. Abraçou nosso projeto — diz a coordenadora de Logística.
Erva mate para o Papa
A comitiva ainda presenteou o papa com erva-mate, chocolate, seis telas com o Cristo Protetor e camiseta. O Pontífice celebrou.
— Demos presentinhos da nossa região e ele gostou — conta Pieta. — “Dulce! Yerba Mate!”. Foi um encontro muito cordial e rápido, mas intenso, emocionante e marcado pela fé. É realmente um homem de Deus.
Conforme Vanessa, o fragmento abençoado pelo papa simboliza a união da comunidade e também representa os fiéis que visitam o monumento.
— Não é uma benção para o Cristo Protetor, mas sim para toda a nossa comunidade e todas as pessoas que estão vindo até o Cristo, fazer ou pagar suas promessas. Que ele continue nos abençoando.
Gonzatti complementa:
— É um símbolo de toda a fé dessas pessoas. O que a gente levou na bagagem foi essa carga desses fiéis até o papa.
Após ser levado para Encantado e permanecer por lá por algumas semanas, o fragmento abençoado será conduzido, em peregrinação, por catedrais do país.
Situação das obras
Situada no topo de um morro, a estátua do Cristo Protetor tem 43,5 metros de altura (37 metros de estátua e seis metros de pedestal), além de 39 metros de envergadura. Finalizado em abril do ano passado, o monumento é visitado por fiéis desde maio de 2021 — mas apenas nos finais de semana, com a realização de obras no entorno durante os dias úteis.
A inauguração oficial está prevista para os dias 24, 25 e 26 de novembro. No entanto, somente parte do complexo ao redor do Cristo Protetor estará disponível. A previsão é que a capela de vidro seja inaugurada, mas que as lojas do entorno só fiquem prontas no primeiro semestre de 2024.
— Como tiveram que trabalhar com micro detonações na área embaixo do braço direito do Cristo, nós perdemos uns 60 dias e isso acabou atrasando a obra — ressalta Vanessa.
A ativação do elevador interno do Cristo, que levará visitantes até o coração do monumento, que funciona como uma janela com vista para toda a região, ainda depende da instalação de rede elétrica no espaço, conforme já registrado em reportagem de GZH. Segundo Vanessa, a associação já encaminhou os trâmites para ter energia trifásica no local.
Ela também aponta que a estrada de acesso ao Cristo está praticamente pronta, só faltando o acesso principal que deve ser concluído em outubro.