A Central Única das Favelas (Cufa) do RS já distribuiu 40 toneladas de alimentos a moradores de cidades do Vale do Taquari, afetadas pela chuva no início de setembro. Encantado, Muçum e Roca Sales, municípios mais atingidos pela enchente, concentram o recebimento dos donativos.
Conforme o coordenador da Cufa/RS, Roberto Torres Júnior, as doações já beneficiaram 3,5 mil moradores dessas cidades.
Com a Frente Nacional Antirracista (FNA), a Cufa instalou uma base de arrecadação e distribuição em Encantado, no Parque João Batista Marchese, localizado na Estrada dos Imigrantes, no bairro Lambari. Nesta quinta-feira (21), voluntários distribuíram 120 pares de tênis em Encantado. Até o fim de semana, outros 380 pares serão entregues em Roca Sales e Muçum, totalizando 500.
No sábado (23), após o recebimento de uma carreta de doações, os voluntários pretendem entregar 1,3 mil kits de higiene pessoal e limpeza a moradores das três cidades. Os donativos foram encaminhados pelo UniãoBR, organização que reúne voluntários de todo Brasil. A entrega dos itens aos moradores ocorre por meio de um cadastro das famílias.
Também no sábado, a Cufa participa de reunião com empresários de Muçum com o objetivo de alinhar ações para a retomada de negócios. A ideia é montar um cadastro e mapear os empreendedores informais em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Desafio é reformar escolas
No objetivo de possibilitar às pessoas retomar sua rotina, um desafio é tornar casas e prédios utilizáveis novamente. Para isso, materiais de construção e outros itens são importantes. Conforme Torres Júnior, a Central Única das Favelas doou 10 mil lâmpadas a pessoas cadastradas junto à entidade.
— Mobilizamos eletricistas voluntários. Eles vão até as casas e verificam como está a questão elétrica, desde a instalação da TV até revisão geral da rede elétrica — afirma.
Ele explica que o desafio agora é arrecadar materiais de construção, como telhas, tijolos e tintas, para reformar cinco escolas municipais de Muçum: Castelo Branco, Jardim Cidade Alta, Alternativo, Pingo de Gente e Família Feliz. Ao todo, as instituições de ensino atendem 470 alunos.
— Recebemos uma doação de carreta de tijolos de empresários de Gramado, o suficiente para reformar cinco casas. E também estamos fazendo arrecadação de materiais para a reforma de cinco escolas de Muçum para que as crianças possam retomar as aulas nos próximos dias — completa Torres Júnior.