Morreu nesta terça-feira (12), em Porto Alegre, o médico e ex-professor César Amaury Ribeiro da Costa, aos 92 anos. Nascido em Lages, Santa Catarina, ele era especialista em nefrologia, área da medicina voltada a estudos sobre os rins. Costa também foi vice-presidente do Hospital Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entre 1984 e 1989. A causa da morte do médico não foi divulgada.
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), César Costa estruturou e coordenou o curso de pós-graduação em Nefrologia da universidade, primeiro da área a ser oficialmente reconhecido pelo Conselho Federal de Educação, em 1971. Aposentado, ele seguia atuante no Departamento de Medicina Interna da UFRGS.
Como professor, além de prezar pelo ensino competente da técnica, César também enfatizava a importância de passar a ética profissional aos alunos para possibilitar uma contribuição mais efetiva à sociedade.
Além de lecionar, o médico também foi responsável por organizar e coordenar, entre 1975 e 1984, o serviço de Nefrologia do HCPA. Posteriormente, assumiu o cargo de vice-presidente médico do hospital.
Seus estudos no campo da nefrologia e hipertensão arterial foram destaque na literatura médica, com reconhecimento no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2006, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) concedeu a Costa a Comenda do Mérito Médico, em reconhecimento a sua atuação profissional.
Com mais de 25 cursos de especialização no campo, César foi sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Ele também foi presidente do Departamento de Nefrologia da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), entre 1963 e 1965.
— Era reconhecido nacionalmente como nefrologista de destaque. Foi pioneiro em áreas como doenças imunológicas e hipertensão arterial. Era um clínico de mão cheia — comenta o doutor e professor Fernando Saldanha Thomé, que trabalhou ao lado de César.
César Costa deixa dois filhos e seu irmão, também médico, José Costa. As cerimônias de despedida foram realizadas nesta terça-feira, no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.
*Produção: Lucas de Oliveira