Em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, celebrada no dia 25 de julho, a Associação Rota Romântica, entidade que congrega 14 cidades da região, lançará uma programação especial. De julho de 2023 a julho de 2024, os municípios que fazem parte da rota turística terão atividades com foco nas peculiaridades de cada local.
As ações serão divulgadas no evento de lançamento, marcado para o próximo sábado (22), em Nova Petrópolis. O lançamento oficial será às 16h30min, no 50° Festival Internacional de Folclore, festa típica da cidade localizada na Serra.
Para abrir o calendário de atividades alusivas aos 200 anos da imigração alemã, haverá um desfile com grupos folclóricos representantes das 14 cidades após a divulgação da ação. A Rota Romântica, segundo Terezinha, representa o caminho que o imigrante fez quando chegou ao Estado, em 1824. O caminho começa em São Leopoldo, passa por Novo Hamburgo, Estância Velha, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Ivoti, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, e termina em São Francisco de Paula.
As atividades nos demais municípios estarão relacionadas ao legado deixado pela imigração, envolvendo a cultura, arte, gastronomia, o crescimento econômico e a língua alemã. Jogos germânicos, encontro de cervejarias, apresentações de coros e orquestras, resgate de receitas e escolha das Soberanas do Bicentenário na Rota Romântica são algumas das atividades previstas.
— Vamos valorizar os eventos já existentes. A ideia é mostrar o significado e toda contribuição da imigração alemã para o Rio Grande do Sul. Então não vamos precisar criar nenhuma atração nova, vamos utilizar os atrativos que cada município já tem consolidado, com características próprias de cada cidade — explica a presidente da Associação, Terezinha Marina Kuhn Haas.
As representantes da Associação Rota Romântica visitaram a redação integrada de GZH para divulgar o evento de lançamento e falar sobre a proposta da ação conjunta dos municípios envolvidos. Estiveram presentes a presidente, Terezinha, e a secretária executiva, Cristina Boone.
A Rota Romântica
O projeto de criação da Rota Romântica teve seu início na década de 1990, quando aconteceram os primeiros encontros entre os simpatizantes da ideia e representantes de alguns municípios. A ideia inicial era a formação de uma rota com cidades de colonização, predominantemente alemã, e com tradição turística.
— Muitas pessoas conhecem a Rota Romântica só por causa de Gramado e Canela. Nossa proposta com essas ações é mostrar que acontece muita coisa nesse território, tem atrativos de diferentes segmentos — defende Terezinha.
*Produção: Yasmim Girardi