Vinte e três grupos internacionais, nacionais e regionais estão confirmados no 50° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, na Serra. Com o lema Vivenciando culturas, tecendo memórias, alusivo ao cinquentenário, o evento começa nesta quarta-feira (12) e vai até o dia 30 de julho, na Rua Coberta, Praça das Flores e outros espaços do município.
Ao total, sete grupos internacionais, dez nacionais e seis regionais já confirmaram presença nos palcos do evento. Com apresentações de arte, teatro e dança, equipes da Argentina, Colômbia e México prometem representar o folclore internacional. Também será possível assistir apresentações de conjuntos de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso. Artistas de Porto Alegre, Canoas e Ijuí ficarão responsáveis por representar o folclore gaúcho.
Além disso, o Festival contará com a participação de diversos conjuntos locais, entre grupos e companhias de danças, orquestras e outros. O espetáculo 50 anos de Emoção, na sexta-feira (14), é uma das atrações já confirmadas para o evento. A programação completa do evento está disponível no site.
Na programação, também haverá oficinas de artesanato e gastronomia com as Mãos e Panelas da Diversidade; três Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade nas manhãs de domingo; Desfiles de Integração na Av. 15 de Novembro; Baile Infantil; Sarau da Diversidade; Encontro de Soberanas; Jogos Germânicos e da Diversidade; Feira da Diversidade; Praça de Alimentação; e o Encontro Mundial de Coreógrafos.
Os integrantes dos grupos e o público do 50° Festival Internacional de Folclore serão recepcionados pela Corte do Folclore Alemão, formada pela rainha Ângela Nicole Fuhr, as princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador, que visitaram a redação integrada de GZH no final do mês de junho. A corte também é composta pelas embaixatrizes Andrielly Larissa Wildner da Rocha, Gabriela Kich e Jessica Fernanda Schaab.