Quem gosta de incluir peixes na dieta provavelmente já comeu carne de cação. Trata-se de um dos peixes mais consumidos do Brasil, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Muitas pessoas, porém, não sabem de que animal se trata. A carne de cação, vendida em peixarias e mercados por todo o país, na verdade, é carne de tubarão.
O Brasil tem cerca de 160 espécies de peixes cartilaginosos, incluindo tubarões e raias. Os mais comuns no comércio são o cação ou peixe anjo, a raia viola, mangona e o cação ou tubarão azul. Esses animais costumam maturar mais tarde que outros peixes e ter menos filhotes. Por isso, a quantidade desses animais na natureza é baixa.
Para entender melhor sobre a comercialização de carne de cação e sobre a diferença entre peixes, raias e tubarões, GZH ouviu o professor da Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Roberto Reis e o doutor em Oceanografia Biológica e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fábio Lameiro Rodrigues.
*Produção: Yasmim Girardi