Uma programação repleta de missas, procissões, bênçãos e a tradicional distribuição de pães marcará o Dia de Santo Antônio, celebrado anualmente pela Igreja Católica nesta terça-feira (13), em Porto Alegre. A Paróquia Santo Antônio do Partenon, a Fundação O Pão dos Pobres e o Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres, que têm o santo como seu padroeiro, já iniciaram os preparativos para receber os fiéis.
Neste ano, a paróquia, localizada na Rua Luiz de Camões, na zona leste da Capital, comemora também seus 110 anos de devoção. A programação para o Dia de Santo Antônio contará com 14 missas festivas de hora em hora, das 7h às 19h, e duas procissões: uma às 10h e outra a partir das 19h, sendo essa última a tradicional caminhada luminosa, com saída da igreja.
A festa da paróquia também terá distribuição de pães, bênçãos, chá com tortas e pastéis, velário, tendas de vendas, feira da ação solidária e praça de alimentação. Na manhã desta segunda-feira (12), voluntários já preparavam os bolos e as tendas que estarão distribuídas pelo estacionamento da igreja.
— Estamos vivendo um momento muito intenso de festividades do padroeiro Santo Antônio. Temos muitos motivos para celebrar neste ano, então será uma festa cheia de significado e de boas realizações. Nós estamos, graças a Deus, saindo do período da pandemia, onde vivemos um momento mais saudável e podemos realizar presencialmente todas as missas e procissões — destaca o frei Luiz Turra, pároco da igreja.
Na Fundação O Pão dos Pobres, a festa em homenagem ao padroeiro da instituição será retomada após três anos sem comemorações, em função da pandemia de covid-19. A programação vai das 9h às 19h30min, com quitutes juninos, como pipoca, pinhão e quentão, almoço, chá, atrações artísticas e missas, que ocorrerão na capela, em quatro horários (10h, 14h, 16h e 18h). No intervalo das celebrações, serão distribuídos pãezinhos bentos.
Também haverá apresentações da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e das crianças do Centro de Atendimento Integral do Pão dos Pobres, além de artistas e bandas convidadas, das 11h30min às 18h, com entrada gratuita.
Os ingressos para o almoço, que estará disponível das 11h30min às 13h30min, e para o chá, que ocorrerá das 15h às 17h, custam R$ 40 e R$ 30, respectivamente. Eles podem ser adquiridos até o horário da festa, na loja da fundação, junto à entrada, na Rua da República, 801. O valor arrecadado será destinado à manutenção dos projetos e da estrutura da instituição.
Já no Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres, haverá missas às 9h, às 11h, às 13h, às 15h, às 17h e às 19h. No salão paroquial da igreja será realizado o chá de Santo Antônio, das 14h às 18h. A programação contará ainda com uma quermesse durante todo o dia, em frente ao santuário, além de distribuição de pães bentos e barraca com produtos artesanais, velas e lembranças para venda.
Veja a programação completa
Paróquia Santo Antônio do Partenon (Rua Luís de Camões, 35 - Partenon)
- 7h às 19h: missas de hora em hora.
- 10h: procissão com saída da igreja
- 19h: tradicional procissão luminosa, com saída da igreja
- Haverá distribuição de pães e bênçãos
Fundação Pão dos Pobres (Rua da República, 801 - Cidade Baixa)
- 10h, 14h, 16h e 18h: missas na capela, com distribuição de pães nos intervalos
- 11h30min às 13h30min: almoço com carreteiro de charque, feijão campeiro e saladas
- 15h às 17h: chá com tortas e salgados
- 11h30min às 18h: apresentações artísticas com entrada gratuita
Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres (Rua da República, 838 - Cidade Baixa)
- 9h, 11h, 13h,15h, 17h e 19h: missas
- 14h às 18h: chá de Santo Antônio
- Haverá distribuição de pães bentos