A comunidade judaica de Porto Alegre promoverá, neste domingo (28), a 33ª Festa na Rua, com direito a apresentações artísticas, feira de produtos e gastronomia típica. O evento celebra os 75 anos de Israel, completados em 2023. A ação, realizada pela Organização Sionista do Rio Grande do Sul, é gratuita e aberta ao público.
Apoiada pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) e entidades filiadas, a celebração contará com atividades das 9h às 17h. Na Rua General João Telles, quadra entre as ruas Henrique Dias e Osvaldo Aranha, no bairro Bom Fim, os visitantes poderão visitar a feira de artesanatos típicos e livros de autores da comunidade judaica, que abre às 9h. Durante o dia, os autores farão sessões de autógrafos.
Iniciando às 10h, músicos e artistas da comunidade farão parte da programação cultural do evento, com apresentações de bandas, capoeira e dança. Alunos do Colégio Israelita e do Grupo Kadima são presenças confirmadas entre as atrações. Além disso, os visitantes poderão conhecer e aproveitar pratos tradicionais, como o strudel, queridinho do público, falafel, pita, sanduíche de herig e muffin de beringela, por exemplo.
— A Festa na Rua foi criada há 36 anos por um grupo de jovens, com o propósito de comemorar a independência de Israel. Essa festa foi se transformando e, hoje, a base dela são as ONGs que ajudamos. É um dos preceitos do judaísmo: tzedaká, que significa ajuda ao próximo — conta o vice-presidente da Organização Sionista do RS, Luis David Leventhal.
Segundo ele, o objetivo da festa é cultuar a cultura judaica e celebrar a independência de Israel. A edição mais recente foi em 2019, antes da pandemia de covid-19. Leventhal afirma que membros da comunidade judaica e visitantes de outras cidades costumam comparecer à comemoração.
— Essa celebração reúne pessoas de longe, que vem do Interior para ver seus amigos. É alegria, reencontro e tradição. É uma forma de manter vivo um pensamento e um ensinamento — conclui Levanthal.
*Produção: Yasmim Girardi