Os meses de preparação para o inverno são marcados pela solidariedade. Desde a última semana, uma série de campanhas do agasalho foram lançadas na Capital e por todo o Estado. Também com este objetivo, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) já está preparando mais uma edição do Iom Mitzvah. A ação, conhecida por contar com uma frota de caminhões para recolher as doações, está agendada para o dia 4 de junho.
Iom Mitzvah é o dia da solidariedade da comunidade judaica e ocorre sempre no primeiro domingo de junho. A proposta da campanha de arrecadação de agasalhos da Firs é buscar as roupas nas casas dos doadores, facilitando a entrega das doações. Em 4 de junho, os caminhões deverão circular por, pelo menos, 13 bairros de Porto Alegre, entre 10h e 16h.
Quem não puder participar no dia da ação ou prefere doar em dinheiro também pode colaborar. É possível ajudar por meio da Vaquinha Virtual. Segundo o Firs, o dinheiro arrecadado será utilizado para a compra de cobertores e itens apontados pela prefeitura de Porto Alegre como os mais difíceis de arrecadar. É para o Executivo da Capital que todos os itens são encaminhados e assim recebem a destinação adequada.
Os interessados em doar os agasalhos devem deixar as peças separadas e aguardar a passagem dos veículos (confira os bairros na lista abaixo). Os caminhões têm um sistema de som, que tem como objetivo avisar da aproximação do veículo e chamar atenção para a ação.
No ano passado, a campanha arrecadou cerca de 65 mil agasalhos. Para 2023, a meta é reunir mais de 75 mil peças de roupa. A Firs destaca que as doações devem ser de roupas e cobertores em bom estado e limpos.
Confira as rotas dos caminhões:
- Bom Fim e Santa Cecília
- Cidade Baixa e Centro Histórico (parte mais residencial)
- Jardim Botânico e Petrópolis
- Santana, Azenha e Menino Deus
- Rio Branco, Moinhos de Vento, Auxiliadora e Mont'Serrat