Representantes do Guinness World Records anunciaram no domingo (9), no site oficial da publicação, o animal que ocupa o posto de menor cachorro vivo do mundo . A recordista é uma chihuahua de dois anos chamada Pearl. Ela mora nos Estados Unidos com sua tutora, Vanessa Semler.
De acordo com informações do Guinness Book, o pet tem 9,14cm de altura. Para efeitos de comparação, ela seria mais baixa do que um palito de picolé e aproximadamente sete vezes menor do que Jyoti Amge, a mulher mais baixa do mundo, que tem 63cm de altura.
Ainda conforme dados trazidos pela publicação, a pet mede 12,7cm de comprimento — medida equivalente ao de uma nota de um dólar— e pesa 553 gramas.
Pearl é parente de Miracle Milly, falecida em 2020, que também já foi considerada o menor cachorro do mundo, com 9,65cm de altura. A chihuahua é filha de uma das irmãs da recordista anterior.
Até hoje, o cachorro mais baixo já registrado no Guinness foi um yorkshire terrier de 7,11cm de altura e 9,5cm de comprimento, que morreu em 1945, pouco antes do seu segundo aniversário. Ele pertencia a Arthur Marples, morador do Reino Unido.
Validação do recorde
Depois que a tutora inscreveu Pearl no Guinness Book, a cachorra passou por uma avaliação da comissão julgadora. Em uma das etapas, ela foi medida no mesmo hospital para pets que nasceu, o Crystal Creek Animal Hospital em Orlando, na Flórida (EUA).
No hospital, o veterinário Giovanni Vergel mediu a cachorra três vezes consecutivas, com intervalos curtos entre uma medição e outra.
Seguindo as regras do Livro dos Recordes, cada medição precisou ser feita considerando a base de uma das patas traseiras até o topo da cernelha — a crista entre as escápulas —, formando uma linha reta vertical.
Após o resultado das medições, a comissão validou o recorde e conferiu um certificado para a tutora do animal.
Apresentação da pet
Pearl foi apresentada recentemente ao público no programa Lo Show Dei Record, gravado em Milão, na Itália. Na ocasião, ela foi carregada por sua tutora, em um assento cor de rosa e marrom em formato de ovo de Páscoa e recebeu aplausos da plateia, que se encantou com ela.
Durante a atração, Vanessa contou um pouco sobre a rotina da pet.
— Ela gosta de comer comida de alta qualidade, como frango e salmão, e adora se vestir bem — disse a norte-americana durante o talk show.
A tutora também relatou que a cachorra tem um temperamento calmo e contou que a viagem para Milão que realizou junto com ela foi tranquila.
— Nos divertimos muito juntas — resumiu.
Apesar de já ter dois anos, Vanessa definiu sua filha canina como "uma criança do coração". Além da chihuahua, a tutora tem outros três cachorros, mas com tamanhos considerados como padrão.
— Pearl é a única pequena — ressaltou.