Mesmo após o fim da etapa de coleta de dados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não encerrará totalmente as visitas aos domicílios que ainda não responderam ao Censo Demográfico 2022. Conforme o IBGE, os recenseadores farão visitas pontuais em determinados bairros de algumas cidades brasileiras, onde há necessidade de conferência dos dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados.
O Instituto confirmou também que foi criado um comitê de fechamento do Censo, contando com a participação de oito demógrafos contratados exclusivamente para a próxima etapa, de Apuração, que começou nesta quarta-feira (1º). Estes profissionais trabalharão com os demógrafos do IBGE na revisão dos dados.
A etapa da coleta de dados foi finalizada na terça-feira (28), com 189.261.144 pessoas recenseadas em todo o país (91%), levando em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. No Rio Grande do Sul, o percentual de recenseados passou de 90%. No entanto, o IBGE não divulgou os números totais da coleta em solo gaúcho.
O Instituto confirmou, no entanto, que a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no final de abril.
Pesquisa complementar continua
Além disso, recenseadores seguem aplicando a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), que atua de forma complementar ao Censo e é feita por amostragem. O objetivo do trabalho é medir a qualidade metodológica do Censo Demográfico, com o propósito de orientar a utilização de seus resultados e fornecer subsídios para a melhoria de operações censitárias futuras.
No Rio Grande do Sul, essa pesquisa já foi realizada em 53% dos 233 setores distribuídos em 132 municípios de várias regiões do Estado. O restante (47%) deverá ser concluído até o final de março.
O profissional que realiza esta pesquisa vai ao domicílio já visitado pela coleta regular do Censo e aplica um questionário sobre a composição dos moradores do domicílio e as possíveis alterações relacionadas à ocorrência de óbitos e/ou mudança de domicílio entre a coleta regular e a entrevista da PPE.
Além disso, o recenseador registra a data de nascimento, o sexo, a alfabetização e a cor ou raça dos moradores. O tempo médio do questionário é de cinco minutos.
O IBGE reforça que, assim como no Censo, todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo. Os recenseadores estão uniformizados e suas identidades podem ser confirmadas pelo 0800 721 8181 ou pelo site Respondendo do IBGE.