Imperatriz Leopoldinense é campeã do Carnaval 2023 do Rio de Janeiro. A apuração ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), na Praça da Apoteose. A Viradouro ficou na segunda colocação. Também desfilarão na noite das campeãs, no sábado (25), Vila Isabel, Beija-flor, Mangueira e Grande Rio. Ao total, 12 agremiações desfilaram e receberam suas notas.
A escola recebeu um total de 269.8 pontos dos jurados ao trazer para a Marquês de Sapucaí o enredo O Aperreio do Cabra que o Eexcomungado Tratou Com Má-Querença e o Santíssimo Não Deu Guarida. É o nono título da agremiação no Grupo Especial.
Os quesitos avaliados foram harmonia, enredo, bateria, alegorias e adereços, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, e evolução. A apuração teve regras definidas pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Foram quatro jurados por quesito, totalizando 36.
A Império Serrano ficou na última colocação e desfilará na Série Ouro do Carnaval em 2024. A escola ficou com 265.6 pontos na apuração, um a menos que a Mocidade Independente de Padre Miguel, a 11ª colocada.
Os desfiles pelo Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2023 aconteceram no domingo (19) e na segunda-feira (20), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Na primeira noite, desfilaram Império Serrano, Acadêmicos do Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro e Estação Primeira de Mangueira.
Já na segunda noite, passaram pela Sapucaí Paraíso do Tuiuti, Portela, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor de Nilópolis e Unidos do Viradouro.
Na apuração das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre foi definida campeã nesta terça-feira (21).