O comportamento que rejeita normas ou expectativas sociais agora tem um nome:modo goblin. E a expressão foi escolhida pelo dicionário Oxford como a palavra de 2022. As informações são do Gizmodo Brasil.
Modo goblin já existia - o termo foi visto pela primeira vez no Twitter em 2009 - mas ganhou novo uso no período atual. A popularização começou em fevereiro de 2022, quando as restrições à covid-19 começaram a ser reduzidas.
“Modo goblin significa um tipo de comportamento assumidamente auto-indulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso, normalmente de forma que rejeita as normas ou expectativas sociais”, define o dicionário.
Conforme o anúncio feito pelo dicionário Oxford no início desta semana, Modo goblin levou o título tendo 300 mil votos. Ela desbancou metaverso, palavra antiga, mas que ganhou mais força neste ano, e é definida pela publicação como um "ambiente de realidade virtual (hipotético) no qual os usuários interagem com os avatares uns dos outros e seus arredores de forma imersiva".
Modo goblin também deixou para trás IStandWith, palavra usada para expressar solidariedade com conflitos como a guerra na Ucrânia e as manifestações por maior liberdade das mulheres no Irã.
Em 2021, a campeã foi a palavra vax, com o avanço da imunização contra o coronavírus. Em 2020 o Oxford escolheu um conjunto de termos: lockdown e distanciamento social, em referência ao coronavírus, impeachment e absolvição por causa do então presidente norte-americano Donald Trump, e black lives matter, devido aos protestos de resposta a atos violentos contra negros.
Outras publicações
Em 2022, o dicionário Colins escolheu permacrisis como a palavra do ano, representando um grande período de incertezas e insegurança. Já a editora norte-americana Merriam-Webster elegeu gaslighting, manipulação psicológica geralmente vinda dos homens para mulheres, como a palavra que representa os últimos 12 meses.