Pelo sétimo ano consecutivo, o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) promovem o projeto Editais, direcionado a ações que contribuem para a transformação da sociedade. Neste ano, por meio de leis de incentivo fiscal, a iniciativa destinará cerca de R$ 149 mil para quatro ONGs de Porto Alegre voltadas às crianças e aos adolescentes, à cultura e ao esporte.
Na área da cultura, os selecionados são o projeto Lupi: Pode Entrar que a Casa é Tua, da Invideo Produções Cinematográficas Ltda, que propõe uma exposição em homenagem ao músico e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues; e Tito Lívio Firmino de Sousa Filho, que pretende fortalecer o acesso à arte circense.
Na categoria Funcriança, a Casa do Menino Jesus de Praga foi a iniciativa escolhida com o projeto Terapia na Piscina. A ideia é reativar a piscina de hidroterapia da instituição visando melhor qualidade de vida ao público acolhido atualmente.
Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a iniciativa selecionada é a L'aqua - Centro de Desenvolvimento de Esporte, Lazer e Cultura para Pessoas com Necessidades Especiais. Com o benefício, o programa dará continuidade às atividades realizadas, promovendo a inclusão social de pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva e deficiência múltipla, por meio do esporte e lazer.
Os valores para cada modalidade foram distribuídos entre os projetos de acordo com a solicitação durante a inscrição, considerando a viabilidade de execução e a possibilidade de alcançar o maior número possível de beneficiados. Essa é uma das principais ações sociais do Grupo RBS, por meio da FMSS. Desde 2016, o projeto já beneficiou mais de 75 mil pessoas no Rio Grande do Sul, totalizando R$ 1,1 milhão em doações para todo o Estado.