O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, recebe neste domingo (27) a Old Stock Race, um evento de opalas e caravans que marca um verdadeiro reencontro com a história da Stock Car. Isso porque, há 43 anos, foi esta pista que recebeu a primeira corrida da categoria, da qual participaram exclusivamente opalas.
— Os opalas foram os primeiros stock car e a corrida que deu início à categoria foi em 22 de abril de 1979, em Tarumã. O que estamos fazendo é trazê-los de volta à Tarumã em uma competição que homenageia o chamado antigomobilismo, que é esta categoria de carros antigos — afirma Fernando Martins, diretor de comunicação da Old Stock Race.
A programação do evento em Viamão inclui uma corrida comemorativa, composta por duas baterias de 30 minutos (às 10h25min e às 15h10min), e também o desfile “Tarumã Historic” (ocorrido ao meio-dia) com 385 Opalas e Caravans credenciados a se apresentar na pista.
Segundo a organização do evento, a maioria dos participantes estão acampados em Viamão desde quinta-feira (24), fazendo festa, churrasco e integração entre apaixonados pela categoria. Além de gaúchos, há grupos de Santa Catarina, de São Paulo, do Uruguai e do Chile.
— A pista de Tarumã é onde tudo começou, então é um prazer especial podermos ser um pouco como uma máquina do tempo e trazer as mesmas emoções de 43 anos atrás. O evento é maravilhoso, o que importa no automobilismo são pessoas, tanto quem está correndo como quem está assistindo e desfilando, pessoas entusiasmadas e felizes por estar aqui — afirma Paulo Soares, diretor de marketing da categoria.
A corrida deste domingo não contará pontos para o campeonato, pois foi planejada como uma etapa extra da Old Stock Race, em celebração ao retorno dos “bravos opalas” ao autódromo gaúcho. Participam da corrida os mesmos pilotos da competição e mais alguns convidados do Rio Grande do Sul. São 17 veículos, sendo 15 opalas e 2 caravans. Quem cruzar a linha de chegada antes dos companheiros leva para casa um troféu. A combinação dos pontos das duas baterias compõe o resultado.
— Os carros que correm são muito pouco modificados, prezam pela originalidade prevista no regulamento da competição. Esse que é o charme da categoria, não tem absolutamente nada de eletrônico. É como um carro original de rua — afirma Fernando.
No treino classificatório que ocorreu no sábado (26), o piloto Kleber Electric foi o mais veloz, completando a volta em 1min18s883. Por isso, ocupou a pole position na corrida deste domingo. Na primeira bateria, porém, Electric teve um problema mecânico durante a corrida e a liderança acabou ficando com Rodrigo Helal, piloto de São Paulo que tem 37 anos.
— Largamos na sexta posição e ainda não estou com o carro ideal, mas a equipe trabalhou bastante e sem eles eu não teria conseguido esse resultado. Essa é uma pista que diferencia os homens das crianças. Ela não tem margem para erro, principalmente na curva 1, de alta velocidade. A pista num geral é de alta velocidade. Mas quanto maior a dificuldade, mais a gente se empenha — avaliou Helal.
A competição Old Stock Race existe há sete anos, com as corridas ocorrendo principalmente no Estado de São Paulo. Neste ano, no entanto, estão realizando eventos em outras localidades. Um dos gaúchos que participam da corrida é Álvaro Broilo, de 63 anos, que montou e conduz a Caravan n° 31. A corrida é um retorno para o piloto, após 18 anos afastado das pistas.
— Tarumã é desafiadora porque andamos num regime extremo de velocidade, então não é permitido errar em nenhum momento, tem que fazer tudo certinho. No meu caso estou com o motor quatro cilindros e tenho muita desvantagem com relação aos outros, mas a gente não se intimida, né? Vamos conduzindo devagarinho e chegamos lá — explica o piloto de Farroupilha.
Lidar com os imprevistos também faz parte do esporte. O piloto de São Paulo Felipe Lemonias, de 28 anos, estava a postos para a largada na primeira bateria, quando teve um problema no motor e teve que retornar ao box.
— Agora é a correria para colocar um motor reserva, mas acredito que vai dar tempo para participar da segunda bateria. Vamos torcer para ele estar bom, pois vamos largar em último — afirma Felipe, que compete contra o próprio pai, Grego Lemonias, que ficou na 5° posição na primeira bateria.