O Teatro do Sesc Canoas, na cidade da Região Metropolitana, vai receber nesta sexta-feira (18) o FestFolk 2022 - Festival de Folclore. O evento, que ocorrerá pela primeira, terá participação de grupos de dança que representam as culturas polonesa, ucraniana e árabe, além da gaúcha e de outras apresentações brasileiras. A expectativa da organização é que cerca de 300 pessoas acompanhem os shows a partir das 20h.
Serão duas horas de espetáculos com exibições dos grupos Folclore Ucraniano Solovey, Grupo Polônia da Sociedade Polônia de Porto Alegre, Cia de Danças Árabes Nadima Murad, Grupo de Danças Populares Andanças e CTG Seiva Nativa.
O FestFolk, que é organizado pelos próprios grupos de dança, inicialmente foi pensado como uma maneira de ajudar os refugiados ucranianos que viriam para o Rio Grande do Sul por causa da guerra com a Rússia. No entanto, a maior parte desses imigrantes acabaram não vindo para o Estado e o festival foi reformulado para atender mais grupos étnicos. A maior parte dos membros destas companhias de dança são filhos ou netos descendentes de imigrantes, mas também há a participação de gaúchos que se afeiçoaram pela cultura local dos países e passou a integrar os grupos.
De acordo com o organizador do evento, Alexandre Machado de Oliveira, a intenção é manter o Festival de Folclore anualmente em Canoas.
— A nossa intenção é manter esse tipo de oportunidade para que os grupos possam mostrar as suas culturas. Sem isso a identidade de vários povos que migraram para o Rio Grande do Sul vai acabar se perdendo. Promover esse tipo de evento acaba fomentando que a cultura dessas etnias continue sendo compartilhada — explica Oliveira, que é coreógrafo do grupo de folclore ucraniano Solovey.
Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos no site Sympla ou na bilheteria do Teatro a partir das 14h desta sexta. Todo o lucro do evento será revertido entre os grupos participantes para a manutenção dos seus trajes típicos contribuindo para a perpetuação da divulgação do folclore no Estado.
Com a expectativa para esta edição, o número de grupos de folclore que procuraram a organização para participar dos próximos eventos já é muito maior que os confirmados para 2022. Novas inscrições devem ser abertas para a edição de 2023, mas ainda não há data definida.