O ex-jogador de rugby Dean Nicholson, 33 anos, e a gata Nala são sucesso nas redes sociais. O escocês criou no final de 2020 um perfil no Instagram, que atualmente conta com 1 milhão de seguidores, onde compartilha os registros de viagens que realizou de bicicleta ao redor do mundo acompanhado da mascote. Ao todo, eles já visitaram 30 países.
Para celebrar a visibilidade na internet, Dean criou recentemente alguns projetos, como um livro infantil chamado Nala's World (O Mundo de Nala, em português), que conta a história de como ele conheceu a felina e a importância da relação entre pessoas e animais. O escocês também está lançando um calendário de 2023 com imagens da dupla em alguns dos destinos da viagem.
O dinheiro da venda dos calendários será doado. Até o momento, o projeto arrecadou o equivalente a R$ 520 mil, que foi destinado a 30 instituições de caridade.
O escocês afirma que encontrar a mascote fez com que ele se transformasse em uma pessoa melhor, amadurecesse e pudesse enxergar a realidade de outra maneira. "Ela não apenas mudou meu mundo. Ela mudou o mundo ao meu redor", resumiu, nas redes sociais.
A viagem e o encontro com Nala
Dean jogava no time de rugby Edinburgh antes de se aposentar. Com isso, acabou se tornando soldador. Porém, no segundo semestre de 2020, decidiu interromper o trabalho para viajar de bicicleta pelo mundo. Três meses após o início de sua jornada e depois de conhecer nove países, o escocês chegou até as montanhas entre Bósnia-Herzegovina e Montenegro, e lá encontrou uma gatinha filhote, que imediatamente o encantou, o que o motivou a adotá-la. Ele decidiu chamá-la de Nala, o nome da melhor amiga de Simba no filme O Rei Leão.
— Foi um dia comum. Eu estava prestes a cruzar a fronteira para Montenegro e estava subindo uma grande colina de bike. Eu ouvi uma gata miando atrás de mim. Ela estava me seguindo colina acima. Então eu parei, encostei e ela simplesmente não saiu do meu lado — relembrou o ex-jogador de rugby em entrevista na rádio da BBC.
Nas redes sociais, ele contou que temeu que a gata, que cabia na palma de sua mão, fosse atropelada ou capturada por uma ave de rapina e, por isso, decidiu colocá-la em uma mochila, na frente da bicicleta. Sua ideia inicial era levá-la até a próxima cidade e descobrir se tinha algum tutor procurando por ela. Como o escocês não encontrou nenhum responsável por Nala, nem microchip ou placa de identificação na mascote, decidiu adotá-la e levá-la na jornada ao redor do mundo.
Antes de conhecer sua parceira de viagem, o ex-atleta pretendia ir até a Tailândia, mas devido às necessidades de cuidado que ela exigia, precisou reprogramar seu percurso e passou a viajar de forma mais tranquila, sem pressa.
— Ela me ensinou a desacelerar e aproveitar muito mais a vida. Com ela na bicicleta, as necessidades dela vêm em primeiro lugar e isso atrasou a viagem. Agora, paramos e brincamos muito — contou.
Dean relatou, em suas redes sociais, que com o passar do tempo e convivendo com a gata, ficou cada vez mais encantando com ela e teve a certeza de que adotá-la foi uma de suas melhores decisões.
Registros da viagem
No Instagram, o ex-jogador de rugby publica fotos e vídeos dos lugares em que eles estão e das pessoas que conhecem durante a jornada. Em pouco tempo, o perfil se tornou sucesso na rede social, com posts recebendo mais de 150 mil curtidas em um dia. De acordo com Nicholson, ele e Nala ficaram tão conhecidos que muitas pessoas quando os encontram pedem para tirar fotos. "É inacreditável quantas pessoas foram tocadas por nossa história", relatou o escocês no Instagram.
Nesses dois anos que Dean e Nala estão juntos, eles rodaram de Montenegro até a Grécia, passando por países como Turquia, Azerbaijão, Géorgia, Áustria e Tailândia.