Desde que a rainha Elizabeth II morreu e o seu filho mais velho, Charles III, assumiu o trono, os internautas não param de falar das mãos do novo rei. Na maioria das fotos, os dedos do monarca aparecem vermelhos e inchados. Especialistas acreditam que o edema e a vermelhidão podem ter causas genéticas, renais ou, até mesmo, reumatológicas.
De acordo com o chefe do Serviço de Geriatria do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Virgílio Olsen, a condição pode ter mais de uma explicação. Nenhuma das causas, porém, pode ser explicada exclusivamente pelo fator idade.
— As causas vão desde retenção de líquido, pressão alta, excesso de sal, a causas renais e reumatológicas. Todas essas doenças são mais comuns no envelhecimento, mas não são normais de uma pessoa idosa — pontua Olsen.
Relatos indicam que o rei, atualmente com 73 anos, sempre sofreu com a condição popularmente chamada de “dedos de salsicha”, como ele mesmo brincou em um discurso durante uma visita à Austrália, em 2012. Alguns jornais britânicos relatam que, quando Charles nasceu, em 1948, a rainha escreveu para um amigo dizendo que o filho tinha “um par interessante de mãos para um bebê”. Na biografia Charles, The Man Who Will Be King (2018), de Howard Hodgson, há uma passagem de uma carta que Charles escreveu quando seu primeiro filho, William, nasceu. “Ele tem dedos de salsicha que nem eu”, escreveu na ocasião.
— Um pouco dessa condição é genética, do próprio formato dos dedos. Por isso o filho, quando nasceu, tinha os dedinhos como os dele. Há relatos de que quando ele faz uma viagem muito longa as mãos e os pés incham. Tem uma foto de quando ele foi para Índia que os pés dele estão inchados como as mãos — avalia a reumatologista Tamara Mucenic, do Núcleo de Doenças Autoimunes do Hospital Mãe de Deus.
A reumatologista explica que a dactilite, um tipo de reumatismo, pode causar a condição de dedos de salsicha, quando existe uma inflamação nos tendões e articulações dos dedos. Ela defende, porém, que é muito difícil que aconteça com todos os dedos, como é o caso do rei.
— Para pensar que seja um problema reumatológico, tem que saber, primeiramente, se ele sente dor ou tem dificuldade de movimentar os dedos, que é o que caracteriza a artrite. O que mais me parece é dilatação dos vasos sanguíneos, que pode acontecer por aumento de temperatura, problemas de circulação ou no fígado — acrescenta Tamara.
A condição é semelhante ao que ocorre quando uma pessoa caminha por alguns minutos com os braços parados. É comum que, nesse caso, os dedos fiquem vermelhos e inchados por causa da circulação do sangue.
Para a dermatologista do Hospital Moinhos de Vento Fabiane Kumagai Lorenzini, é praticamente impossível que o inchaço nos dedos do rei seja resultado de uma doença exclusivamente de pele.
— Doenças da pele podem causar vermelhidão, mas não causam esse edema. E, no quadro clínico dele, não parece que a vermelhidão é causada exclusivamente por alguma doença de pele —afirma.
Em qualquer um dos possíveis casos, a condição pode ser tratada. Virgílio Olsen explica que, se for um resultado de pressão alta, excesso de sal ou retenção de líquido, pode ser corrigido com ajustes na alimentação. Já Tamara Mucenic defende que, sendo uma doença reumatológica ou advinda de qualquer doença crônica, existem medicamentos que podem contribuir para diminuir os sintomas físicos.
* Produção: Yasmim Girardi