O comediante Léo Lins, 39 anos, está recebendo críticas negativas desde que publicou na quarta-feira (29), em suas redes sociais pessoais, um vídeo em que cita, em uma piada, uma criança cearense com hidrocefalia. O material faz parte de um trecho de um show humorístico do artista realizado no Ceará. As informações são do G1.
— Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problemas. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é na cabeça dele — disse o humorista em determinado trecho do material.
"Piada com crianças e pessoas com necessidades especiais não tem a menor graça. Liberdade de expressão não significa insultar uma criança com hidrocefalia e com outras necessidades especiais", escreveu um internauta. "Entendo que a comédia é subjetiva, mas precisamos entender também que existe uma linha tênue entre uma anedota e a ofensa gratuita", comentou outro. O conteúdo não está mais disponível no perfil de Léo.
A Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) publicou nas redes sociais uma nota de repúdio ao vídeo."Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele (Leo Lins) ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de "crianças com vários tipos de problemas" e mostra desrespeito aos moradores do Ceará", diz trecho da mensagem.
A entidade também condenou a menção direta ao Teleton, marca que pertence à AACD e atua há 25 anos no atendimento a pessoas com deficiência física. "A AACD aguarda um posicionamento público com pedido de desculpas de Léo Lins. Combater o capacitismo, o preconceito a pessoas com deficiência, é missão de todos nós", finalizou.
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora da qual Léo fazia parte, informou ao Uol que o humorista não integra mais o seu quadro de funcionários. Apesar disso, não houve a confirmação se a saída teria sido motivada pelo conteúdo publicado. "Léo Lins não faz mais parte do quadro de elenco do SBT. Ele não tem mais contrato conosco", resumiu o setor de comunicação.
O que é hidrocefalia
A hidrocefalia é uma doença provocada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) nos espaços normais dentro do cérebro ou entre as camadas interna e média que o recobrem. As informações são do Manual MSD.
O líquido excedente ocasiona o aumento do crânio e prejudica o desenvolvimento cerebral. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento da doença consiste na realização de uma cirurgia para a inserção de um dreno no cérebro ou na criação de uma abertura que permita a drenagem do LCR.
A doença pode ser originada de um defeito congênito, de hemorragia no cérebro, que costuma estar associada a casos de bebês prematuros, ou de tumores cerebrais que podem bloquear a drenagem do líquido.
Crianças podem nascer com hidrocefalia ou ela pode ser originada no momento do parto ou após o nascimento.
A doença pode ser diagnosticada antes do nascimento mediante a realização de uma ultrassonografia pré-natal. Após esse período, é possível fazer tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassonografia do crânio para diagnosticar a hidrocefalia.