Considerada uma das festas mais tradicionais da região, realizada desde 1958, a Festa do Colono e Motorista de São Lourenço do Sul ocorrerá no dia 24 de julho. O evento, promovido pela Comunidade Evangélica Picada Moinhos, tem como sede a Coxilha do Barão, localidade do município que é considerada berço da colônia lourenciana e local histórico.
A programação iniciará às 10h com culto festivo. Em seguida, haverá uma homenagem ao colono e almoço colonial. Durante a tarde a programação segue com desfiles de moda promovidos por lojas locais, apresentação do humorista Albino, sorteio de brindes e sorteios. Além disso, o público pode conferir a mostra de indústria e maquinários, comércio, e agricultura familiar nos mais de estandes de empresas e agroindústrias.
Um dos destaques da festa é a coroação da Corte do Colono e do Motorista que representará a festa pelo próximo ano. Ainda durante o dia, a animação da festa será com a Banda Sul Brass. À noite, o baile será com a Banda G10 e som eletrônico de Indústria do Som.
Para divulgar o evento, uma comitiva da Festa do Colono e Motorista visitou a redação de GZH na quinta-feira (14). Estiveram na visita a rainha e a princesa da Corte do Colono, Tácia Katiane Hall e Andressa Schwanz, respectivamente, a rainha da Corte do Motorista, Jandriele Rutz Hartwig, Catarine Thiel, assessora de comunicação, Clelia Schittler, assessora de desfile, e Joice Ritter Timm assessora do Deputado Zé Nunes.