O que não faltam são opções para comer e beber no Festiqueijo de Carlos Barbosa, na serra gaúcha, que ocorre até 31 de julho. O visitante que circular pelo salão paroquial da Igreja Matriz da cidade poderá provar diversos queijos, quitutes e vinhos nas ilhas espalhadas por todo o espaço. E não é para menos, pois são 10 queijarias, nove vinícolas, além de 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, mais água, sucos, refrigerantes e café.
Apenas em variedade de queijo, são 40 opções. Uma sugestão é provar os pães de queijo com cebola. Quem prefere algo mais encorpado, pode entrar na fila para comer massa penne feita dentro de uma peça redonda de queijo parmesão. O sabor inconfundível remete à casa da nona.
— Temos 19 tipos de queijos aqui no evento. As vendas estão boas — diz Tania Gastaldo, que atende no espaço da Granja Chichelero, que tem sede em Carlos Barbosa.
Tudo fica disposto nos balcões dos expositores. Ou seja: é só passar e pegar, não precisa nem pedir. Os salsichões picados, pedaços de galeto e pequenas fatias de pizza são outras opções bastante procuradas. O panini de queijo parmesão — espécie de pãozinho, com bastante queijo — é outra atração. Fica difícil dizer qual o produto mais procurado, mas certamente o queijo coalho está entre eles.
— O coalho é o campeão de vendas — confirma Leonilda Gallinda, da Laticínios 3 Palmeiras, da cidade de Antônio Prado.
Segundo Leonilda, as vendas já começaram bem no primeiro fim de semana do Festiqueijo.
— Esperamos melhorar ainda mais, e oferecemos queijos coloniais e ricota — cita.
Outra dica é provar os queijos temperados. Porque alguns possuem ervas finas e até vinho tinto em sua composição, proporcionando uma experiência de sabores um tanto sensorial.
Para quem quiser algo doce, há muita variedade de cucas. Para as crianças, opções de sorvetes com brigadeiro são distribuídos bem perto de uma das saídas do local.
E, para acompanhar toda essa comilança, nada melhor do que um espumante ou vinho. O difícil é saber qual escolher. É praticamente impossível não se aventurar por alguns cálices, sentir o corpo esquentando e partir para a dança perto do palco. Os shows são animados e não impedem o público de seguir comendo. E comendo muito.
Em 2019, quando ocorreu a última edição presencial do Festiqueijo, o público foi de 29 mil pessoas. Foram consumidos 12,6 mil quilos de queijo, 33,6 mil garrafas de vinhos e espumantes. Além disso, foram quase 5 mil quilos entre polenta, espetinho, galeto e salsichão.
Mezanino
A novidade desta edição dentro do salão é a criação da área vip. Trata-se de um mezanino em que os visitantes podem sentar enquanto degustam os queijos e vinhos do Festiqueijo. O espaço fica no segundo andar com lounge para descanso. A venda dos ingressos para esse setor ocorre exclusivamente na bilheteria física do evento.
Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ocupa um espaço onde as pessoas podem adquirir alguma lembrança do Festiqueijo. É uma forma de contribuir com as ações da entidade. O setor, chamado de chapelaria, será compartilhado ainda por bombeiros voluntários e Liga de Combate ao Câncer.
Prestigie
- O quê: 31º Festiqueijo
- Quando: De 1º a 31 de julho, de sextas-feiras aos domingos
- Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa
- Horários: Sextas-feiras (14h às 23h); sábados (11h às 23h); domingos (10h às 17h)
- Ingressos: Conforme o dia e a faixa etária os valores variam de R$ 80 a R$ 380. Os ingressos podem ser adquiridos aqui e também na bilheteria do evento, além do Supermercado da Santa Clara e do Posto Guerra, em Carlos Barbosa.