A Tramontina começou a demonstrar o processo de produção de frigideiras e de facas. A novidade foi apresentada à imprensa, neste final de semana, em Carlos Barbosa, onde ocorre o Festiqueijo. Chamada de Show Factory – a fantástica fábrica de fazer bonito, a iniciativa atraiu bastante gente interessada em ver robôs importados do Japão executando as ações e finalizando os produtos.
A frigideira com estampas exclusivas passa por três etapas até ficar pronta. O robô pega o disco e o coloca dentro da prensa, o larga no torno, para fazer o acabamento da borda e, por último, realiza a fixação do cabo e a rebitagem da peça. Curiosamente, em alguns momentos durante o processo, o robô parece mostrar para o público o material antes de seguir adiante na ação.
– Aqui na demonstração, o robô consegue produzir 50 peças por hora. Mas na fábrica faz 500 frigideiras por hora – compara o gerente técnico da Divisão Starflon da Tramontina, Agostinho Denicol.
O público também acompanha atentamente como as facas butcher são feitas por braços de robôs. Primeiro acontece a injeção do cabo sobre a lâmina, para evitar a entrada de resíduos. Depois a faca é posicionada embaixo de uma máquina para ser personalizada. As facas ainda passam pela afiação e são posicionadas e recolhidas.
– Os robôs produzem de 30 a 40 facas butcher por hora na demonstração. Porém, essa linha na fábrica chega a 45 mil peças por dia – compartilha o gerente técnico da Divisão Cutelaria, André Galant.
As frigideiras e facas butcher produzidas no espaço de demonstração, localizado no estacionamento da Tramontina de Carlos Barbosa, são colocadas à venda nos expositores do andar de cima.
– A Show Factory realmente está gerando muito conhecimento para quem vem aqui e não sabe do funcionamento das células da fábrica. Essas demonstrações foram estruturadas para as pessoas poderem ver o processo de fabricação de uma forma mais lenta – conclui Maria Inês Dupont, gerente-geral da T factory store.