Uma barbearia de Três Passos, no norte do Rio Grande do Sul, ficou conhecida nas redes sociais com publicações de cortes de cabelo que simulam a calvície. O perfil no TikTok da Vikings Barber Shop tem hoje mais de 20 milhões de visualizações.
O primeiro vídeo a se popularizar na rede social é de fevereiro deste ano e tem quase 4 milhões de visitas. De acordo com dono da barbearia, Márcio Campos, 27 anos, a ideia surgiu por acaso durante uma brincadeira feita com amigos no estabelecimento.
— Eles viram uma imagem na internet e foram até a barbearia. Fizemos o corte e filmamos. A gente estava se divertindo, dando risada, falando que era "calvão" e tal. Depois, de noite, fui postar e coloquei "calvão de cria" porque os guris são aqui de Três Passos — explica Campos, que abriu a barbearia em 2020.
Naquele dia, o profissional postou o material por volta das 20h no Instagram. Horas depois, o conteúdo já tinha milhares de acessos e comentários. Desde então, ele continuou a atualizar as redes sociais da barbearia com imagens do trabalho. Em um dos vídeos, postado no dia 22 de junho, um corte que se inspira em "entradas" de uma calvície chegou a 5,6 milhões de visualizações.
— (O corte) não foi feito pensando em viralizar. Foi inesperado, mesmo. É sem explicação o quanto está repercutindo. Depois que estourou, dei sequência, fazendo mais "calvão" — completa.
O barbeiro estima que tenha feito 10 cortes no estabelecimento desde o sucesso nas redes sociais, em pessoas de diversas idades. Além disso, ele diz ter recebido imagens de diversos locais do Brasil com pessoas que se inspiraram no seu trabalho.
O perfil da barbearia no TikTok tem quase 37 mil seguidores. Pelo trabalho, o barbeiro cobra entre R$ 20 e 25 e demora, em média, de 15 a 20 minutos. Ele diz não ter recebido críticas negativas à ideia.
— Tudo isso é uma brincadeira, para dar risada, algo descontraído, que se tornou até mesmo um desafio entre amigos para ver quem faz — completa.
Um dos adeptos do corte é Gilberto Davi Senger, de 18 anos, que viu imagens na internet e procurou a barbearia. Ele disse que, no início, achou "meio loucura", mas depois decidiu participar da brincadeira e até inspirou um amigo, que também fez o corte.
— Os piás acharam engraçado no começo, mas foram curtindo. Vou continuar (com o corte) só mais algumas vezes, porque quero deixar meu cabelo crescer e começar a namorar. Daí tenho que parar com essas loucuras —afirma.