Com a queda nas temperaturas, grupos que organizam ações solidárias intensificaram as campanhas em busca de cobertores e agasalhos, principalmente para pessoas que moram nas ruas e famílias de baixa renda.
O empresário Marquinhos Kröeff, 59 anos, é um dos que já está correndo atrás de apoio para o seu projeto, De Mãos Dadas Vamos Ajudar Quem Precisa. Em uma semana, ele conseguiu juntar 1 mil, cobertores para distribuir em Porto Alegre. Entre as regiões que serão atendidas estão os bairros Lomba do Pinheiro e Restinga.
— No ano passado, eu estava em Livramento, dormindo em um hotel, bem quentinho, e estava -2ºC. Daí eu disse: "tem gente passando frio e eu vou ajudar o próximo" — conta.
O trabalho exige persistência. Marquinhos escolhe qual será o foco das doações e começa a acionar seus contatos. Durante o primeiro ano da pandemia, uma parceria com a Festa do Cavalo rendeu 22,8 mil marmitas para distribuir à população carente.
Para a campanha atual, o valor sugerido é de R$ 15 para comprar um cobertor de casal. Os itens são adquiridos com uma empresa parceira. Quem quiser contribuir com a iniciativa, pode entrar em contato pelo telefone (51) 99974-3479.
— Não importa aonde for, eu vou buscar a doação até de quem não tem como transferir — salienta Marquinhos.
Maior demanda em dez anos
— Estamos há duas semanas já pedindo cobertores e não recebemos nenhum ainda. Roupas tem muita gente vendendo — conta Aline de Oliveira Rodrigues, voluntária do grupo Sopão Solidário, também de Porto Alegre.
O projeto funciona como uma corrente do bem, realizando eventos para comunidades carentes e distribuindo alimentos, roupas, materiais escolares e itens de higiene durante o ano inteiro. Prestes a comemorar dez anos no dia 5 de junho, o grupo quer celebrar fazendo um almoço para pessoas em situação de rua.
Para isso, está em busca dos ingredientes para as refeições (confira a lista abaixo), e também agasalhos, cobertores, meias e calçados para entregar na ocasião.
— Achei que na pandemia seria o pior, mas agora está batendo recorde. Em dez anos, nunca vi um período tão feio — lamenta Aline.
As doações podem ser entregues nos pontos de coleta. Quem quiser ajudar de outras formas pode entrar em contato pelo telefone 51 9 9016-3260. O grupo também recebe doações de qualquer valor. Confira como doar no site www.sopaosolidario.org/doar.
Lista de itens necessários para o almoço
- 200 sobrecoxas
- 35 garrafas de refrigerante 2 litros
- 8 kg de batatas
- 4 kg cenouras
- 10 kg de feijão
- 10 pct de linguicinha
- 10 latas de ervilha
- 10 latas de milho
- 6 pct com 50 garfos de plástico descartáveis
- 6 pct de guardanapos com 50 unidades
- Roupas, calçados, meias e cobertores
Outros projetos
MISTURAÍ (Porto Alegre)
- O que doar: agasalhos/calçados para distribuição às pessoas em situação de rua. Também tem campanha para compra de cobertores a preço de custo no atacado
- Pontos de coleta: doações de alimentos, roupas e calçados podem ser deixados na sede - Rua Luiz Manoel, 229, Santana das 9h às 18h30min de segunda a sábado.
- Mais informações: Instagram @misturaipoa
FUNDAÇÃO COMIDA POA (Porto Alegre)
- O que doar: roupas e cobertores
- Pontos de coleta: Rua Azevedo Sodré 188, Rua Açores 308, e na sede Av. Brasiliano Índio de Moraes, 850 (entrada pelo portão da garagem na esquina com a Tapiaçu, 386 - Terças e Quintas das 17h as 20h)
- Mais informações: Instagram @fcomidapoa
SÓ OS FORTES (Porto Alegre)
- O que doar: cobertores, agasalhos e café
- Mais informações: WhatsApp (51) 98499-7264
SELEÇÃO DO BEM 8 (Porto Alegre)
- O que doar: blusões, jaquetas, roupa de cama
- Ponto de coleta de alimentos: Avenida Edgar Pires de Castro, 3.245
- Sede do projeto: Rua Selso Maffessoni, 25 - Ipanema
- Mais informações: Instagram @selecaodobem8
ONG TRANSFORMAR RS (Canoas)
- O que doar: roupas, cobertores e alimentos
- Todos os domingos fazem arrecadação e doação na Praça do Avião, em Canoas
- Mais informações: (51) 99986-4090
RANGO DO BEM (Canoas)
- O que doar: cobertores, roupas masculinas de inverno e alimentos
- Mais informações: Instagram @rangodobemcanoas
PATRULHA DO BEM (Gravataí e Cachoeirinha)
- O que doar: roupas, cobertores e alimentos
- Mais informações: 51 99996-0599.