Moradores de Três Coroas, no Vale do Paranhana, terão a oportunidade de viver um final de semana no Tibet. Um grande evento gratuito está sendo preparado para comemorar o Losar, que é o ano-novo tibetano. Pelo calendário lunisolar, o ano de 2149 será regido pelo Tigre da Água.
Para marcar a data, a região central da cidade ganhou decoração especial e bandeiras azuis, brancas, vermelhas, verdes e amarelas. Cada uma inclui um mantra que indica boa sorte. Na manhã desta sexta-feira (4), a rua coberta que fica junto à Avenida Santa Maria já estava com os últimos preparativos para os festejos deste sábado (5) e domingo (6). Na entrada, um tapete vermelho vai recepcionar os visitantes, assim como uma estátua dourada que representa a sabedoria feminina (em Tibetano chama-se Drukmo Gyal).
A programação vai iniciar a partir das 10h de sábado, com uma cerimônia de abertura. Danças típicas, artistas de diversas nacionalidades e muita gastronomia também estão no roteiro do festival.
O evento é um sonho do simpático tibetano Ogyen Shak, 44 anos. Conhecido dos moradores, o estrangeiro é casado com a gaúcha Adriana Shak, 49. Juntos há 12 anos, o casal fundou o primeiro restaurante tibetano no Brasil, o Espaço Tibet, que também fica em Três Coroas. Para Ogyen, a imersão no Rio Grande do Sul é tão grande que ele já se sente quase um gaúcho.
— Eu sou tibetano, mas aqui na “gaúcha” sou “tchêbetano” — brinca.
Com um português bem desenvolto, o estrangeiro é conhecido na cidade. Abordado por quem passava, sorria e acenava enquanto explicava à reportagem de GZH onde ficaria cada atração da festa.
Sopa e pastéis tibetanos são algumas das comidas típicas que estarão disponíveis. Ogyen ainda vai preparar o tradicional arroz doce tibetano para os frequentadores. Artesãos e produtores locais terão um espaço para vendas, assim como comerciantes de produtos internacionais. Os típicos leões de neve, que representam a paz e fazem referência ao Monte Everest, serão destaque como um momento divertido de dança.
— Gastronomia, arte e cultura são as três coisas que fazem as pessoas sorrirem. Isso não pode faltar e vai ter aqui - diz o tibetano, que ainda vai fazer um pocket show no sábado.
A festa ainda terá a presença do representante de Dalai Lama na América Latina. Acompanhando a montagem do evento, Jigme Tsering explicou que o líder espiritual do Tibet gostaria de passar uma mensagem de paz para todos.
— O mais importante é a harmonia entre as religiões — afirma Tsering.
Jigme também disse que Dalai-Lama defende o cultivo de valores como a compaixão, o perdão, a tolerância, o contentamento e a autodisciplina. Para ele, todos os seres humanos são iguais e a adoção destes valores pode ajudar até pessoas que não possuem crenças religiosas.
— Teremos painéis sobre a felicidade e sobre aceitar as diferenças. Todas as manifestações religiosas foram convidadas para trazer seu ponto de vista. É um momento de avaliarmos o que está acontecendo no mundo. E um evento desses nos ajuda a mostrar o quanto é possível conviver com as diferenças — afirmou o diretor de Turismo do município, Cristian Krummenauer, que acompanhava o grupo.
Outro convidado internacional é o jornalista indiano Shobhan Saxena, que já entrevistou Dalai-Lama em mais de uma oportunidade. Há 10 anos, o repórter mora em São Paulo e veio acompanhar o evento no Vale do Paranhana falando português fluente.:
— Criaram uma mini-Tibet em Três Coroas. É muita felicidade essa divulgação dessa filosofia tibetana e budista. É muito bom para todos.
Confira a programação completa do evento
Sábado - 5 de março
- 10h - Cerimônia de abertura
- 15h - Seminário aberto sobre a paz
- 16h30 – Show de dança tibetana
- 17h – Performance Leões da Neve
- 18h – Pocket Show Ogyen Shak
Domingo – 6 de março
- 9h – Losar Bike
- 10h30 - Ritual das bandeiras de oração no Parque das Laranjeiras
- 12h – Oficina Gastronômica
- 17h – Desfile da Felicidade
- 18h – Encerramento
Outros detalhes da programação estão no site oficial
Como chegar
- Praça Affonso Saul - Av. Santa Maria - Centro
- Três Coroas - RS
- Para dicas de hospedagem e alimentação, acesse o site www.visitetrescoroas.com.br